​0800-202-5500 [email protected]

Bloqueio Criativo: Como Superá-lo?

Data de publicação: 16/07/2021

Para ter mais sucesso nos dias de hoje, em qualquer profissão, é preciso ter criatividade para inovar e estar sempre no topo. Porém, é mais comum do que se imagina sofrer do famoso “Bloqueio Criativo”.

O bloqueio criativo ocorre quando você não encontra ideia ou estímulos para trabalhar de forma inovadora. Sua mente parece estacionada e não há nada que faça ela andar. Mas isso é normal! Afinal, é muito difícil manter a mente funcionando o tempo todo. O problema, na verdade, surge quando o bloqueio se torna persistente, porque acaba atrapalhando a sua produtividade e o seu desempenho.

Por que ele acontece?

Antes de falarmos um pouco das técnicas para evitar que esse bloqueio aconteça, vamos falar um pouco sobre os motivos que levam ele a ocorrer. Até porque, é bem mais fácil a gente evitar que ocorra novamente se a gente entender de onde ele vem, certo?

Vamos a alguns motivos que geram o Bloqueio Criativo:

  • Cansaço: interfere diretamente na sua capacidade de criar. Pausas para descanso são importantes!
  • Indecisão: ficar em dúvida entre possíveis soluções pode te bloquear. Tenha sempre um bom planejamento.
  • Medo: sempre tem aquele pensamento sobre o que vão achar do nosso trabalho, né? Mas se preocupar muito com isso pode afetar negativamente no seu processo.
  • Perfeccionismo: é bom se dedicar, mas buscar sempre o resultado perfeito ocasiona em projetos inacabados ou não iniciados. É a tal história: “antes feito do que perfeito”.

Vamos superá-los?

Agora que a gente já sabe um pouco sobre o motivo dos bloqueios, vamos ver algumas técnicas que, na prática, podem ajudar a recuperar suas ideias.

  1. “Chuva de ideias”

O Brainstormig (“tempestade na mente”, em inglês) é uma reunião realizada entre duas ou mais pessoas para debater assuntos e “despejar” ideias para que, a partir delas, se encontre uma solução. Várias mentes pensando juntas ajudam no aparecimento de ideias mais criativas.

  1. Mente estimulada

Tenha repertório! Leia, assista filmes de diferentes nacionalidades, se exercite, jogue e tenha um caderninho de insights! Depois que você tirar um tempo para reler, você pode desbloquear sua mente e ter ideias geniais.

  1. Mude de ambiente

O mesmo cenário pode atrapalhar sua criatividade, então na hora de trabalhar com criatividade, mude para outro cômodo ou reorganize seu ambiente. A mudança de ares pode arejar as ideias.

  1. Mapas mentais funcionam!

A falta de planejamento pode atrapalhar – e muito – a sua criatividade. Um mapa mental pode ajudar a organizar as suas informações e ideias e auxiliar na hora de executá-las.

  1. Pausas constantes

O nosso cérebro se mantém focado por, no máximo, 60 minutos ininterruptos. Depois disso, uma pausa com alguma atividade diferente e relaxante ajuda e sua mente descansa. Dê uma andada, tome um ar, beba ou coma algo, jogue conversa fora. Se trabalhar com computador, dê preferência a atividades que não utilizam telas, evitando TV ou celular.

***

Trabalhar com marketing digital e criatividade é um desafio. Porém, tudo fica mais fácil com um site personalizado e com ferramentas que auxiliam na presença digital do seu negócio. Hoje, a Webbiz é uma plataforma de construção de sites que oferece planos que cabem no seu bolso, com funcionalidades que te colocam no topo do sucesso. Quer ter um site institucional para sua marca e um blog para compartilhar mais conteúdo? Clique aqui!


;