​0800-202-5500 [email protected]

5 dicas matadoras para quem está abrindo seu próprio negócio

Data de publicação: 26/05/2020 10:02

Você sabe que a sua ideia de negócio possui potencial e só está esperando a chance de vê-la reconhecida? Você sente que seu negócio ainda é muito pequeno, mas tem potencial para te fazer muito bem sucedido? Tem um projeto, mas tem medo de tira-lo do papel? Se você se identificou com algumas das situações anteriores, essa publicação é para você! Confira 5 dicas infalíveis para se tornar um novo empreendedor de sucesso:

1 – Ter perfil empreendedor e autoconhecimento

Antes de mais nada, você precisa entender qual o seu perfil e como ele pode se relacionar com aquilo que você deseja empreender.

A análise das habilidades em diversas frentes e a percepção dos conhecimentos que já se tem devem estar sempre presentes na rotina de um empreendedor. Muito importante também é saber dos riscos que qualquer empreendimento tem. Prepare-se para possíveis adversidades, mesmo que o planejamento seja feito com foco no sucesso.

Liderança, foco, motivação, resiliência, estudo constante, espírito de equipe e muita disciplina compõe as características de quem tem o empreendedorismo como estilo de vida.

Com essas características estabelecidas, é importante saber quais são os papéis que um empresário é capaz de desenvolver sendo proprietário de uma empresa, para então saber qual lugar será o melhor na hora de liderar uma equipe.

2 – Estude, estude e estude!!!

De nada adianta você ter o perfil e as habilidades, mas não ter preparo. E quando falamos de estudo, existe uma infinidade de coisas a serem levadas em consideração, desde a contribuição principal a um negócio, passando pelas propostas, ideias, campo, público alvo, até chegar à gestão empresarial, de fato.

Todos esses passos são de extrema importância, porque diminuem a insegurança ao se lançar em algo novo e de grande proporção, sendo a gestão empresarial um fator primordial para todo e qualquer empresário – mesmo os que ainda só pensam sobre o empreendimento. É sempre importante observar o que pode variar e ser levado em conta, especialmente em relação à concorrência.

Desta forma, os empreendedores, em geral, devem trabalhar o pensamento racional por meio dos estudos que realizam, sem deixar de lado o fato de que, algumas vezes, a emoção acaba influenciando a condução de um negócio também. Sendo assim, deve-se ter sempre em mente que um empreendimento só é sustentável quando bem planejado, assertivo e lucrativo.

3 – Não tenha medo, tenha metas

Está aí uma coisa que vamos concordar: uma das grandes causas do não empreendimento ou do empreendimento sem sucesso é o medo de ousar, arriscar, se mostrar e, consequentemente, vencer. Não é para menos: empreender é uma atividade que demanda investimentos de tempo e dinheiro consideráveis. E caso algo dê errado, há muitas coisas a perder.

Tenha sempre em mente este fato: o empreendedor vai sim cometer erros e, em muitos casos, tomar decisões equivocadas. Porém, o cuidado minucioso para que os erros não sejam decisivos no andamento da empresa pode salvá-la do fracasso. Um ponto importante para o empreendedor é confiar em si mesmo, ter auto estima, saber o que quer e ter know-how. Acredite: isso importa muito!

Uma dica para quem tem medo de arriscar é sempre trabalhar com metas. Para ser mais assertivo, não trabalhe com metas inatingíveis ou com aquelas que demandam muito tempo a se cumprirem. É importante sim, ter o olho no futuro, mas até lá, vá se abastecendo de desafios que possam ser superados em um dia, uma semana ou um mês. Isso faz com que você consiga acompanhar sua evolução e garantir um caminho bem mais animador na escada do sucesso.

4 – Saiba lidar com o capital

Entenda que a razão de se investir um negócio próprio é obter um lucro maior do que se teria em outro tipo de emprego. Para tanto, é preciso saber muito cuidadosamente onde e como o seu dinheiro será aplicado no seu empreendimento.

O cuidado com o capital é um dos pontos mais importantes para a investir em um negócio e deve ser estudado cuidadosamente para que o empreendimento prospere no futuro.

Vale iniciar esta etapa a partir de uma precisão segura do quanto é necessário para iniciar e sobreviver nos primeiros meses de um negócio. Deve-se levar em consideração também a obtenção de recursos para uma melhor previsão de retorno financeiro.

Atente-se também ao capital de giro, por exemplo, e às despesas que terá no dia a dia, na manutenção do negócio e no gasto com suprimentos e funcionários. Com um bom planejamento, pode-se observar uma boa perspectiva de finanças, tanto de gastos quanto de lucro, e, assim, se planejar para um futuro promissor de capital.

5 – Saiba se colocar em evidência

Um dos pontos principais para que sua marca consiga visibilidade é: SER VISTA – simples assim! Embora isso pareça óbvio, muitas marcas não sabem se posicionar da maneira correta e nem se colocar em evidência para que sejam percebidas pelos clientes.

Saber onde o seu público se encontra pode ajudar você a atingi-lo de forma mais certeira. Escolha canais de divulgação aos quais seus consumidores têm contato e mantenha sua marca exposta neles.

Com o avanço da internet, ela tem se tornado cada vez mais uma grande aliada na divulgação de negócios (sendo praticamente impossível não considera-la como estratégia de comunicação). Leve em consideração que redes sociais são importantes para falar com o público, mas da mesma forma que seu negócio precisa de um espaço físico para receber os clientes, ele também deve ter um ambiente próprio na internet para ser encontrado pelos usuários.

Construir um site para sua empresa é o ponto de partida para qualquer ação que você desenvolver no ambiente online. E se você acha que vai precisar investir muito tempo e dinheiro para isso, reveja seus conceitos: plataformas de construção de sites, como a Webbiz, são hoje uma excelente opção para quem quer ter um website sem precisar quebrar a cabeça com programação, além de possuírem planos acessíveis a empreendimentos de todos os tamanhos.

***

Agora que você já sabe que o sonho do próprio negócio pode estar mais perto de se concretizar do que você imagina, chegou a hora de colocar essas dicas em prática e planejar sua estrada ao sucesso! Inscreva-se e acompanhe as novidades do nosso blog para mais dicas de estratégias e marketing.
;