Construção de Sites

Data de publicação: 22/05/2020

Nos dias de hoje é importantíssimo ter um website para o seu negócio. Importantíssimo, não. Imprescindível! Isso porque seus clientes já estão online. Então: por que sua empresa também não estaria? Mas, muito além de possuir um website, é importante que você planeje um ambiente online onde possa captar mais clientes para seu negócio e, como consequência, aumentar sua receita. Saiba o que você deve levar em conta quando for criar o site da sua empresa.

Defina objetivos

Assim como qualquer ação que você planeja executar, é importante definir quais são os objetivos que você pretende alcançar ao publicar um website para representar o seu negócio. Para isso, foque no seu público-alvo: seu site será construído para recebê-lo, por isso deve ser familiar a ele. Utilize elementos que sejam comuns à faixa de público que você pretende atingir, como cores, imagens ou expressões.

Além disso, vale a pena pensar na finalidade do seu site, ou seja, como ele pode contribuir para o dia a dia do seu negócio. Você irá vender algum produto online ou irá captar leads? Defina isso antes mesmo de pensar na aparência que sua webpage terá.

Pense no visitante do site

Seu site não precisa ser só bonito. É claro que um layout moderno e agradável ao usuário é interessante. Mas a aparência do site não deve encantar o visitante somente pela beleza: ela deve facilitar a navegação pelo conteúdo que você disponibilizar online.

Outro ponto que o layout deve contemplar é a característica que sua empresa apresenta. Ele deve transparecer tudo aquilo que seu negócio gostaria de transmitir aos clientes. Ou seja, faça com que a apresentação do seu site seja mais uma forma de reforçar sua identidade visual.

Tecnologia: use com cuidado

“Nem tudo que reluz é ouro”, já dizia o velho ditado. Existem várias possibilidades, em matéria de tecnologia, para deixar elementos do seu site mais chamativos. Mas isso não quer dizer que você deve encher suas páginas com banners piscantes e menus animados. Lembre-se do que falamos nos tópicos acima: foque nos seus objetivos e em uma navegação mais facilitada ao seu público-alvo.

Para manter a coerência, é fácil: pense no seu negócio em um ambiente físico. Que tipo de aparência você gostaria que seu público encontrasse? Uma marca mais “despojada”, com clientes mais modernos, permite mais cores e efeitos em seu site. Já uma identidade mais usual talvez combinaria com um design mais minimalista. Saiba identificar esses pontos no momento de construir seu site.

Vá direto ao ponto

Ninguém gosta de conversar com alguém que fica dando voltas e voltas quando vai oferecer um produto ou serviço. E ninguém vai gostar se seu website fizer o mesmo. Você pode ficar tentado a colocar várias informações sobre seus produtos ou serviços, mas alto lá: coloque apenas o necessário para que seu público entenda seus diferenciais.

Muito conteúdo textual torna o site maçante, o que faz com que os visitantes desistam de navegar por ele antes mesmo de conhecê-lo por completo.

Crie um site funcional

Seu site deve direcionar os usuários a realizar as ações que você espera deles. Mas para que eles façam isso, você deve deixar claro COMO eles devem fazer. Se o objetivo do seu website é vender produtos online, crie botões como “adicionar ao carrinho” ou “comprar agora”, que facilitem a compra com apenas um toque. Se você busca por mais leads, deixe um formulário com os dados que você necessita para que eles preencham.

Não se esqueça de abas “chave” no menu, como “quem somos” ou “contato”, quem facilitam o reconhecimento da sua empresa e indicam os possíveis canais de contato com ela, respectivamente. Links internos nas páginas do site, redirecionando o usuário aos locais onde ele pode realizar determinadas ações, também são muito interessantes.

São se esqueça de avaliar

A grande vantagens das ações realizadas no ambiente digital é que elas podem ser medidas de forma fácil e assertiva. Por isso, “use e abuse” das métricas que seu site te fornecer. Elas serão importantíssimas para você identificar o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado no seu portal na web.

Para isso, certifique-se de ter uma boa ferramenta de análise de dados, como o Google Analytics, por exemplo, que produz informações fáceis de serem interpretadas. Atente-se a algumas métricas como: taxa de visitantes do site, taxa de conversão, tráfego, entre outras.

Atualize-se sempre!

Atualizar seu site com certa frequência é importante. Não só para seu público, mas também para as ferramentas de busca, que costumam ranquear melhor aqueles portais que mantém um conteúdo sempre fresco e de acordo com a temática.

Além disso, cada vez que você atualiza o conteúdo do website, ele se torna novo, mesmo para visitantes frequentes. Assim, você atrais muito mais acessos ao seu portal, mesmo de pessoas que já não o visitavam mais.

Construir um site é fácil, mas requer todos esses cuidados. Só assim, você vai garantir mais sucesso na estratégia que resolver adotar para seu espaço online. Agora que você já sabe nossas dicas, comece a criar seu site sem complicação na Webbiz.


;