3 dicas de como anunciar seu negócio online

Data de publicação: 08/06/2020

Se você acompanha nosso blog, sabe que sempre reforçamos a importância da presença digital e todas as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio. Mas, você já parou para pensar como de fato iniciar o seu negócio online?

Neste momento, as dúvidas são normais. Pensamentos como: “Como minha empresa pode se destacar?”, “O meu negócio precisa mesmo de um site?” ou ainda “Será mesmo que vale a pena mergulhar no ambiente digital?”. Não se desespere! O marketing digital nem sempre nos oferece uma assistência especializada na área por ser algo ainda novo entre as empresas, embora muito frequente.

A verdade é que anunciar seu negócio online é algo que não pode ser deixado de lado nos dias de hoje. A internet é o ponto de partida na pesquisa de um novo produto ou serviço das pessoas, sejam eles sofisticados ou até mesmo os mais comuns.

Como a web conta com diversos canais de comunicação e marketing, talvez você se sinta “perdido” quando pensa em entrar para o mundo digital, por isso, nós separamos três dicas essenciais para o sucesso de toda divulgação online.

  1. Antes de colocar em prática, tenha sempre um planejamento.

Para divulgar seu negócio na internet com qualidade e eficiência, o primeiro passo é um planejamento bem estruturado de marketing digital.

Como a internet possui diferentes meios de interação, orientações sobre público-alvo e canais de comunicação a serem utilizados devem estar por trás de toda ação digital. Deve haver harmonia entre as características da empresa e sua presença no ambiente online para que a estratégia seja fortalecida e traga maior resultado, já que ações isoladas sem nenhum alinhamento não engajam e não geram resultado que possam compensar o investimento.

Portanto, para que um planejamento seja efetivo, deve-se levar em conta que todos os canais, online ou off-line, devem trabalhar em sincronia para que se atinja um único objetivo ou exposição de marca.

Uma dica para que se possa averiguar o sucesso de suas ações, é sempre estar atento aos impactos e retornos obtidos a partir daquilo que é feito na internet – ajuda muito a não perder o foco ou mudar uma estratégia, se for necessário. Isso pode ser feito através de ferramentas de análises, como o Google Analytics ou o Audience Insights (Facebook), ou através das próprias plataformas em que seu site estiver construído, como o Painel de Controle da Webbiz.

  1. Conheça seu público alvo e invista no relacionamento com o cliente (ou prospectos)

Conhecer o público que você deseja atingir é fundamental para o sucesso das suas ações quando se deseja iniciar um negócio online.

Para isso, não é necessário quebrar a cabeça. Existem ferramentas na internet que conseguem auxiliar nessa questão, como o próprio Google Analytics citado anteriormente, que, além de tudo, é gratuito. E, a partir de uma análise detalhada das informações de alcance e retorno, será mais fácil caracterizar o seu público e desenvolver uma estratégia específica de marketing para aumentar as chances de uma divulgação assertiva.

Tão importante quanto conquistar a atenção de seu público, é saber como reter este público. Tenha sempre um bom relacionamento com seus clientes (e futuros clientes) demonstrando atenção às suas demandas e reclamações. Ofereça um atendimento rápido e cordial e, claro, cumpra com o que promete entregando serviços e produtos com qualidade.

Tenha em mente que um cliente satisfeito dispara elogios para seus conhecidos que, por sua vez, apresentam grandes chances de se tornarem clientes também. Além de fidelizar seus atuais clientes, você pode conquistar novos clientes!

  1. Para começar, um site é ideal

Se ter um perfil nas redes sociais é importante, a criação de um site é essencial. A porta de entrada para seu negócio, no ambiente digital, é representada pelo seu site que, além de permitir que o usuário conheça e saiba mais sobre seus produtos ou serviços, pode te ajudar a manter em contato com leads e clientes em potencial.

Depois de estruturar uma estratégia para anunciar seu negócio online, você deve se atentar às questões internas, que são tão importantes quanto os recursos que você irá divulgar através de postagens. Afinal, para se desenvolver uma campanha de marketing online eficiente, a estrutura e o conteúdo do site para o qual a audiência será redirecionada são as questões mais relevantes para o sucesso das suas ações.

Prova disso são as campanhas desenvolvidas a partir de um link patrocinado, que podem não garantir resultados positivos quando o site em questão não possuir uma estrutura adequada (o que inclui interação com o usuário, templates atrativos, informações atualizadas). Isso sem mencionar o rankeamento em mecanismos de busca – como o Google – onde os melhores resultados são mostrados organicamente (ou seja, de forma gratuita) logo no início da página, caso o site seja bem estruturado e tenha conteúdo relevante, com presença de palavras-chave interessantes para a marca.

Que tal começar a colocar essas dicas em prática hoje mesmo e fazer seu negócio deslanchar na internet? Para iniciar com o pé direito, confira como você mesmo pode construir o seu site de um modo fácil, rápido e que cabe no seu bolso.

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