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Suas estratégias de vendas e marketing não funcionam, saiba 3 motivos

Data de publicação: 17/07/2020 14:18

Falar sobre estratégia de vendas e marketing online é o mesmo que descrever uma montanha-russa. Temos a sensação de que a estratégia escolhida é uma maravilha, funciona bem e conquistamos o engajamento que sempre sonhamos. Mas no passo seguinte, vem o nervosismo pela falta de retorno.

Os resultados de uma estratégia digital demoram a aparecer, e por isso, ela requer persistência, controle, captação de dados e, lógico, muita criatividade e foco. Às vezes, é preciso mudar as ações ao longo do caminho para buscar os resultados projetados que ainda não foram atingidos.

Mas, antes de tentarmos entender o porquê uma estratégia de vendas e marketing pode não funcionar, vamos falar um pouco sobre a sua importância.

Por que o marketing digital é importante?

A internet assumiu um papel indispensável na vida da grande maioria da população. Seja para trabalho, estudos, relações, etc. Em tempos de isolamento social, isso tem se provado cada vez mais verdadeiro.

O mesmo acontece com as empresas, que precisaram se adaptar adotando novos canais e ferramentas para acompanhar os avanços que a web trouxe para o mundo.

Em consequência disso, o marketing digital vem sendo a estratégia mais importante para as empresas serem vistas e prospectarem os seus clientes.

De fato, dentre as vantagens desta opção estratégica, destacam-se a facilidade que a empresa passa a ter em ser conhecida e reconhecida no mercado e o engajamento com o público, já que a possibilidade de interatividade é um dos pontos principais para que sua marca seja lembrada e tenha autoridade. Além de poder acompanhar dados e métricas a respeito de como sua campanha se comporta e do retorno que ela tem do público, também é uma vantagem o ótimo custo benefício – o que possibilita pequenas e médias empresas a investirem nessa estratégia.

Mas, para se tenha resultado, é preciso muito estudo e planejamento para definir metas, objetivos, segmentar o público e conseguir um bom engajamento dos canais digitais. Essa não é uma tarefa nada fácil e às vezes pode parecer que tudo já foi feito e nada vai adiantar. Mas, mantenha a calma: existe uma saída! Entenda...

Por que pode não funcionar?

Vamos listar abaixo três dos principais motivos do porque a sua estratégia pode não estar trazendo os resultados esperados:

  1. Você fala muito sobre si e não aposta no conteúdo

Quando uma marca vende seu peixe demais, ela deixa de ser interessante. Que a sua empresa seja boa no que faz e tenha atendimento e produtos de qualidade, é o mínimo que os seus clientes esperam do seu trabalho. O que realmente interessa a eles é: os problemas que eles têm e as soluções que você pode oferecer. E isso pode ser feito com conteúdo!

Não fique sempre se vendendo e falando sobre as suas qualidades. Mostre ao público que você entende do universo daquilo que vende. Mostre que você entende o problema do seu consumidor e que você sabe exatamente o que fazer para ajudar. Isso vai garantir credibilidade a sua marca e estimular a confiança do consumidor, que será decisiva na hora de uma tomada de decisão.

  1. Você não sabe exatamente quem é o seu público

Quando falamos sobre quem é o nosso público-alvo, não estamos nos referindo exatamente àquela ideia de público que temos ao imaginar uma persona ou direcionar um conteúdo. Mas sim no fato do conhecimento verdadeiro daqueles que a gente quer alcançar.

Tente imaginar o seu público com suas personalidades, seus interesses, seus problemas, comportamentos e até mesmo desejos quanto aquilo que eles precisam ver. Faça testes e se atente ao que o teu público te oferece em relação a feedbacks. Dessa forma, você vai poder entende-los de verdade e oferecer exatamente aquilo que eles querem ver.

  1. Você não está presente nos canais corretos

O aumento da utilização das redes sociais é um prato cheio para que sua marca seja vista e se torne conhecida no ambiente digital. Isso permite que você mantenha uma relação estreita com seu público e permite que eles conheçam cada vez mais aquilo que você deseja mostrar, além de ser o novo formato do famoso marketing “boca a boca”, já que é fácil compartilhar e se promover nestes canais. Mas, sabia que elas não devem ser a sua única forma de divulgação?

Ter um site é primordial e indispensável para a sua estratégia de vendas e marketing digital. É através dele que seu público vai conhecer de verdade a sua marca e a sua intenção com o serviço que você oferece. Com um portal, o contato deixa de ser superficial e os prospectos vão realmente conhecer e se decidir por aquilo que você tem a oferecer.

Um site é o canal em que você pode se apresentar, educar seus clientes, vender seus produtos e oferecer seus serviços. E para quem ainda acha que construir uma webpage é complexo, segue uma dica: existem construtores de sites que tornam a sua experiência mais fácil, rápida e bem mais econômica na hora de marcar presença no ambiente digital.

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