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Presença digital: Onde se manter conectado?

Data de publicação: 15/05/2020 15:25

Estar presente na internet não é mais diferencial: é requisito básico! Hoje em dia, não divulgar sua marca pela web é o mesmo que não possuir indicação física nenhuma do seu negócio. Por este motivo, é muito importante entender como o ambiente online funciona e quais ferramentas e plataformas estão disponíveis para te ajudar a levar seus produtos e serviços mais longe. Nesta postagem, preparamos um conteúdo informativo sobre Presença Digital, para que ela se torne de vez uma estratégia para sua empresa. Confira:

Presença digital

A internet, hoje em dia, pode ser acessada em qualquer lugar. Tablets e celulares já são as principais formas de acesso à rede, inclusive na compra de produtos, indicando que os negócios devem estar cada vez mais presentes neste meio. As chances de se apresentar para aos consumidores cresceram (e a concorrência também!), e já não se pode mais ignorar a internet como forma de prospectar novos clientes.

Presença digital é a forma como a marca garante seu posicionamento nos meios digitais, aproximando-se dos consumidores, estreitando e melhorando a sua relação. Uma empresa efetivamente presente no ambiente digital é uma empresa que consegue atingir seus clientes através de diferentes plataformas online que se complementam, estando sempre em contato com eles por onde quer que naveguem.
Muito além de ter um site ou um perfil em qualquer rede social, a presença digital requer pesquisa, criação de conteúdo e estratégias de aproximação e interação com o consumidor. Isso porque, com o desenvolvimento da internet, diversas oportunidades de marcar presença na web estão disponíveis a todos os tipos de negócios.

Sites

Não importa que a sua empresa não tenha qualquer tipo de comércio eletrônico. Um site próprio é o primeiro passo (e mais importante!) para que ela se posicione no meio digital.

É importante entender que seu site serve como um catálogo que indica claramente, e de forma organizada, o que seu negócio oferece, casos de sucesso, posicionamento de mercado, informações dos produtos ou serviços oferecidos e, principalmente, o seu grande diferencial. Também estão na lista de informações as formas de contato com sua empresa como horários de funcionamento, endereços, telefones e perfis nas redes sociais.

Seu próprio site será porta de entrada de novos clientes, por isso ele deve ser personalizado de acordo com o perfil da empresa para ser atrativo e despertar o interesse em quem o visita. Plataformas de construção de sites, como a Webbiz, permitem que qualquer negócio tenham um site personalizado, de forma simples e acessível, já com a característica da responsividade, garantindo que ele possa ser acessado através de dispositivos mobile.

Blogs

Se no site nós caprichamos para que primeira impressão valha a pena, aqui é o momento da autoridade. O blog tem o objetivo de oferecer conteúdos relevantes que demonstrem nossa. É uma ferramenta indispensável para a captura de leads, estágio inicial das pessoas que podem ser tornar clientes futuros.

Vamos lembrar que o objetivo do blog é educar o público que se interessa sobre seus produtos e sobre seu ambiente de atuação. Deixe a estratégia de vendas para o site!

Mantenha sempre o conteúdo atualizado e carregue seu blog com informações para que seu cliente esteja sempre vendo o valor e comprometimento de sua marca. Lembre-se que o público das redes é exigente e pelas suas infinitas opções, pode escolher muito facilmente o que deseja comprar e consumir – Prenda a sua atenção!

Dica: Esteja sempre atento ao SEO no conteúdo do seu blog! Isso garante relevância e faz com que ele apareça com mais frequência nos sites de pesquisa mais importantes, como o Google, aumentando as chances de as pessoas encontrarem seu negócio na internet. Na Webbiz, o blog pode ser integrado ao seu site institucional, o que melhora o rankeamento dele nos resultados de buscas.

Google

Não seria uma beleza ter um destaque em um dos sites de busca mais importantes do mundo? O Google possui várias ferramentas para que as marcas possam aumentar sua presença online. Algumas delas são, inclusive, gratuitas: o Google Meu Negócio, por exemplo, divulga as empresas tanto na pesquisa como no Maps.

Já ferramentas de análise da performance do site, fornecidas também pelo Google, podem ajudar muito na tomada de decisões estratégicas na internet. Plataformas como Analytics, Google Tag Manager e a famosa Google Ads (gerenciador de anúncios no Google) servem tanto para indicar, como para colocar em prática, ações voltadas ao aumento de conversões no seu site.

Nos sites construídos pela Webbiz, como citamos acima, é possível integrar todas essas ferramentas com facilidade ao seu portal, melhorando a visualização dos dados de performance do seu site e garantindo resultados mais claros das suas ações.

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais hoje em dia já é obrigação da sua marca, já que o grande público da internet passa a maior parte do seu tempo navegando por elas.

Se o site é o catálogo da sua empresa, as redes sociais são o convite. Devem ser utilizadas para atrair e gerar interesse dos usuários, despertando a curiosidade para conhecer o que você tem para oferecer. Por isso, é importante saber mais sobre cada uma dessas redes e o que publicar em cada uma delas.

Você pode aproveitar criativamente o ponto forte de cada uma delas – o Facebook tem maior apelo na divulgação dos serviços, já o Instagram, por ter foco no compartilhamento de imagens, pode ser usado para chamar a atenção dos clientes para seus produtos, e o Youtube pode funcionar como forma de educar e explicar conteúdos relativos a sua empresa aos seus clientes.

E quem constrói o site na Webbiz conta com mais uma vantagem, quando o assunto são as redes sociais: com integração direta entre as principais plataformas (Whatsapp, Messenger, Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Twitter e Youtube), é possível torna-las uma extensão do seu site, atingindo seus clientes onde quer que eles estejam.

E-mail marketing

Pensou que ele não fosse estar nessa lista? Pense outra vez. O e-mail ainda é uma das ferramentas mais potentes para se entrar em contato com leads e, embora subestimado pelas pessoas hoje em dia, se usado com o planejamento correto, pode se tornar uma poderosa forma de captação de clientes para o seu negócio.

Abuse dos materiais de conteúdo! E-books e infográficos ofertados em troca das informações dos consumidores enriquecem o interesse e impulsionam uma forte comunicação entre marca e cliente. E mais uma vez, clientes Webbiz saem na frente: você consegue disparar e-mails através do seu próprio site, a sua base de clientes, através das nossas ferramentas de Gestão de Contatos e WebbMarketing. São até 1.000 disparos ao mês, sem necessidade de contratar outra ferramenta!
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Como o mundo digital é recheado de oportunidades, estar presente nele de forma criativa e inteligente potencializa a chance de sucesso na captação de clientes. Lembre-se sempre de conhecer suas opções e apostar na forma que mais combina com aquilo que você deseja alcançar.
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