Tendências de negócios para investir em 2022
Data de publicação: 07/01/2022
Que o mundo dos negócios sofreu muitas mudanças nos últimos 2 anos, você já sabe.
O último ano que passou serviu para o retorno presencial das atividades econômicas em alguns setores e, em outros, a consolidação do mercado online.
Para 2022, mesmo em tempos difíceis de inflação, ainda há uma ótima expectativa para o mercado econômico e boas oportunidades de negócios.
E claro, como já esperado, o ambiente virtual veio para ficar e, junto dele, mais empreendimentos virtuais irão surgir.
Por isso agora, vamos falar um pouquinho sobre as maiores tendências de negócios previstas para o ano de 2022.
Perspectivas
Hoje não há mais como negar: a internet e o mundo digital são verdadeiros aliados das empresas e, para o seu negócio ter sucesso, precisam deles para uma gestão inteligente.
Por isso, as empresas se beneficiam das funcionalidades que o mercado digital oferece, se adaptando às necessidades reais de seus clientes e seus comportamentos.
Com a grande taxa de migração do físico para o online, muitas oportunidades e novos negócios puderam surgir e alguns outros puderam se consolidar de vez. E essa perspectiva continua para 2022, já que o crescimento para os negócios virtuais tende a ser acelerado.
Partindo deste ponto, é possível prever que em 2022 ainda haverá uma mescla entre as lojas físicas e virtuais, com ênfase em algumas soluções que vamos apresentar agora.
Tendências para 2022
Para se planejar é preciso saber no que apostar e quais são as tendências para este novo ano, afinal, são elas que vão impulsionar o seu negócio e te colocar a altura de concorrentes.
Vamos olhar juntos para o mercado e conhecer tudo que está em alta e promete sucesso neste período:
- Presença digital
É PRECISO estar presente no ambiente online e ser ativo por aqui – e essa tendência veio para ficar.
Em uma definição mais conceitual, presença digital é a forma como a marca se posiciona e se comporta na internet, tanto em comunicação quanto no relacionamento com os clientes. Ela também colabora para a conversão e aumento da credibilidade dos clientes, mesmo que de forma indireta.
Mesmo aqueles setores que dependem do presencial precisam se reinventar para se encaixar a nova realidade – como por exemplo, o nicho do varejo, forte por vender produtos de forma física.
- Infoprodutos
Não adianta estar presente na internet se não tiver o que oferecer. Por isso, a criação de conteúdos disparou e, hoje, é um dos pontos mais relevantes para uma presença digital de sucesso.
Fazer marte do mundo online exige pesquisas, dados, informações, relacionamentos e conversões. E tudo isso pode ser feito através de conteúdos constantes e bem elaborados.
Por isso, o produto digital segue em alta e é uma das tendências favoráveis para 2022.
E eles podem ser na forma de cursos on-line, e-books, infográficos, aplicativos, livros digitais, blogs, vídeos, entre outros. Todas as formas geram valor para os clientes e é uma forma de atração e educação.
- Consultoria e mentoria on-line
Por conta de todas as mudanças ocorridas durante o isolamento social, as consultorias ganharam destaque e pretende continuar se expandindo em 2022.
A consultoria online possui diversas finalidades e vão desde terapia até áreas como marketing ou finanças.
Para melhorar processos ou setores de negócio, as empresas precisam de profissionais capacitados e especializados para servirem de apoio externo, e é aí que os consultores vão atuar e servir de grande importância.
- E-commerce
Dos últimos anos para cá, este é um setor que só cresceu. E isso se dá não só pela possibilidade de vender produtos sem a necessidade de um espaço físico, mas também pela garantia de credibilidade para a marca, pois além da possibilidade do feedback de clientes e parceiros, ainda é possível que cada produto seja apresentado de forma detalhada.
E os benefícios não param por aí. Pense em como é fácil para o consumidor encontrar em uma única plataforma todas as etapas para a compra de um produto, incluindo as formas de pagamento e o prazo de entrega!
Investimento em ferramentas online é sempre uma forma excelente de obter sucesso.
- Omnichannel
Omnichannel é a estratégia de usar vários canais de comunicação diferentes para relacionamento com o público.
Para dar certo, é preciso de conhecimento sólido a respeito do público-alvo do negócio e, a partir dele, escolher quais são os canais de foco e personalizar a experiência em cada um deles, para aumentar as chances dos resultados esperados.
Como esta estratégia garante maior engajamento e conversão em vendas, é uma das tendências de 2022.
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Embora estejamos otimistas, 2022 ainda promete ser um ano de muitos desafios e, por isso, apostar em tendências que combinem com o seu negócio é uma boa aposta de sucesso.
E para que todas sejam efetivas, um site é a melhor escolha para começar.
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