​0800-202-5500 [email protected]

Como criar um site incrível em 5 passos

Data de publicação: 03/07/2020 12:39

Quando temos um problema e desejamos uma solução ou mesmo quando buscamos algo para compra, diversão, entretenimento, o primeiro lugar em que pesquisamos é a internet. Por isso, a importância de colocar uma empresa em no ambiente digital já é conhecida.

Hoje já não é mais obrigatório possuir conhecimentos avançados de programação para se ter um site personalizado e responsivo. Porém, a sua página precisa se destacar e ser positiva aos olhos dos usuários – desde boa aparência até mesmo identidade própria, otimização e outros recursos. Lembre-se que atrair e converter prospectos é o foco!

Confira abaixo algumas dicas que são essenciais para a construção de um site incrível.

  1. Qual tipo de site será o meu?

O primeiro passo no planejamento de um site para seu negócio é definir qual segmento ele terá e isso será mais fácil a partir de um objetivo definido.

Definir o foco do seu site vai te ajudar a entender se o ideal para o seu objetivo é um site institucional que apresente sua empresa ou algo mais voltado para uma loja online. Se você deseja ser mais educativo, no sentido de conscientizar o usuário da importância do seu negócio, um blog pode ser a melhor opção.

Lembre-se sempre que, ao criar um site, o controle e a personalização estão em suas mãos e você tem um número ilimitado de páginas para incluir em seu projeto, fazendo assim com que você tenha total autonomia no desenvolvimento do site que sua marca precisa.

Vale lembrar que um site não é o único ambiente digital que sua empresa pode ter. Associa-lo aos outros canais online existentes - como as redes sociais, por exemplo – pode potencializar a eficácia do seu site na web, pois permite o alcance a novos clientes, uma maior interação com o uso de fotos, vídeos, comentários – possibilitando assim um feedback sobre o seu trabalho.

  1. Para quem meu site vai falar?

Depois de escolher o segmento do seu site, pense no público que você gostaria de atrair para ele.

Uma dica para te ajudar a entender qual público o seu conteúdo vai atrair, é pensar ao contrário: o que seu público gostaria de ver. Mostre seu projeto para pessoas que você conheça ou até mesmo para pessoas que você acredita que possam sem interessar pelo seu site e peça um feedback. Faça pesquisas em seus canais de comunicação e disponibilize formulários com a intenção de receber dicas sobre quais informações estão faltando ou o que o usuário gostaria de ver no site.

A intenção aqui é definir, conhecer e entender seu público alvo para que a relação entre marca – consumidor seja mais assertiva e confiável.

Você também pode optar pelo Google Trends, uma ferramenta gratuita que permite explorar o que o seu público está pesquisando, tanto tendências quanto palavras-chave. Desta forma, é possível prestar atenção no interesse do usuário que sua marca deseja atingir, personalizar e criar conteúdo em seu site para que seja atrativo a este público.

  1. Qual o nome do seu site, e como apresenta-lo na web?

Agora que você está prestes a criar seu site incrível de fato, deve pensar no seu domínio, que nada mais é que o endereço do seu site.

Normalmente, o nome escolhido é o mesmo da sua empresa, podendo ser usado o nome da companhia, organização, grupo, etc. Uma dica é escolher um nome simples, curto e objetivo, fácil de lembrar e que remeta ao seu negócio.

Para que seu domínio seja registrado, acesse o site registro.br. Lá, além de registrar, você pode conferir se o nome escolhido já está sendo utilizado. Registrar um domínio faz com que ninguém mais possa utilizar o nome escolhido por você.

Bem como um nome, a hospedagem do seu site também é necessária. Nada mais é que o espaço do seu site no ambiente digital por meio de um servidor.

Alguns construtores de sites oferecem pacotes de hospedagem e domínio inclusos em seus serviços – como a Webbiz, por exemplo.

  1. Estrutura e estética do site: como organizar?

Para que seu site esteja no topo das pesquisas dos sites de busca, ele deve ser atrativo e agradar o usuário. Para isso, além de funcional, ele precisa ter boa aparência e ser fácil de utilizar.

Crie uma estrutura objetiva e fácil de se navegar, principalmente em sua página inicial (ou home) – todo site tem e é a mais acessada. Ter uma barra de busca que permita uma navegação ágil e clara pode ajudar a mostrar ao público onde navegar pelos assuntos que o interessam. Assim como a página inicial, a usabilidade é fundamental para que o seu site, além de bonito, seja eficaz.

Além de uma boa estrutura, trabalhe em um layout simples, mas diferenciado – grande quantidade de anúncios e cores não fazem mais sucesso. Tente não incomodar seus usuários com informações demais. O objetivo é fazer do seu site um ambiente funcional.

Cuide da qualidade das imagens que escolher e até mesmo na harmonia que elas compõem. Elas são fundamentais até mesmo para convencer o cliente de fazer parte do seu negócio ou comprar o seu produto.

Um dos pontos mais importantes ao criar um site é o seu conteúdo. Um conteúdo coerente e de qualidade vai gerar interesse e até mesmo o compartilhamento em outros canais de comunicação pelos seus usuários, o que vai garantir o seu site uma excelente posição nos sites de busca.

  1. Qual construtor de sites escolher?

Para criar um site do zero, os construtores podem ser as melhores opções, especialmente para quem não tem habilidade com programação. Mas para saber qual a melhor opção, leve em consideração aqueles que permitam você total customização, apresentando grande diversidade de templates para que você escolha o que mais combina com a sua marca, e que também permitam a inclusão de imagens e vídeos daquilo que você deseja compartilhar. Isso garante ao seu site maior identidade.

Normalmente, os construtores de um modo geral são bem fáceis de utilizar e de serem entendidos, o que ajuda ainda mais na personalização do seu portal na web.

***

A Webbiz é uma plataforma de construção de sites que, além de hospedagem inclusa e liberdade para a escolha do layout e customização, oferece a possibilidade de associar um blog ao site, além de oferecer planos com domínio grátis vitalício, loja virtual com produtos ilimitados e até uma plataforma de educação a distância. A Webbiz conta ainda com uma versão teste totalmente gratuita para você conhecer algumas vantagens!

Agora você já pode começar a planejar um site incrível para seu negócio e fazer com que ele seja referência no ramo!

;