7 coisas que você precisa fazer para ter um site próprio

Data de publicação: 03/12/2021

A questão em pauta nessa postagem é: Você está pronto para começar a construir um site para o seu negócio? Por mais que as plataformas de construção de sites facilitem a vida de pessoas sem conhecimento avançado em programação ou tecnologia, criar um site precisa de estratégia. Um planejamento bem feito é primordial para que se evitem problemas no futuro. Confira abaixo algumas dicas para se atentar ao criar o site da sua empresa:

  • Pesquise referências

Estar preparado para criar um site envolve muita criatividade. Por isso, nada melhor do que ler dicas sobre o assunto e, principalmente, em sites do mesmo segmento que o seu – sim, concorrentes! É importante saber o que eles estão fazendo. Lembre-se que a intenção não é copiá-los, mas absorver aspectos positivos que podem contribuir para a construção de um site ainda melhor para a sua marca.

Neste momento, o Google também é seu aliado. Ele irá apresentar os sites de maior relevância para as palavras-chave que você deseja incluir no seu site. A busca resultará em empresas de diversos locais ou cidades, que podem acrescentar ideias excelentes para a construção do seu site próprio.

Destaque sempre o que achar mais interessante e útil para o seu site, desde fotos até landing pages e formulários. É importante conhecer os diversos templates que estão disponíveis em plataformas de construção de sites que podem te auxiliar na disposição de informações e ideias de layouts para personalizar a sua página. Construtores de sites, como a Webbiz, contam com diversas opções de templates personalizáveis para tornar seu site único.

  • Escolha e registre seu domínio

Domínio nada mais é que o endereço do seu site na internet – o que vamos ter que digitar na barra do navegador para acessar sua página. As empresas costumam sempre adotar como domínio o nome do empreendimento ou da própria empresa e geralmente o fazem de uma forma simples de lembrar, para que os usuários não tenham dificuldade no acesso.

Existem diversas categorias de domínios disponíveis – sendo a mais comum no Brasil o “.com.br”, mas isso pode variar de acordo com o segmento do seu site (alguns sites de educação apresentam-se como “.edu” e por aí vai).

Os endereços na web são individuais e, portanto, é preciso conferir se o seu domínio é de fato único e se está disponível para cadastro. Existem empresas de registro de domínio que possuem essa informação.

Ao registrar um domínio, ele passa a ser unicamente seu e pode ser registrado mesmo se você ainda não possui o site de fato e geralmente o custo é bem baixo – na média de R$ 40,00 por ano. No entanto, alguns construtores de site oferecem a possibilidade do registro inclusa na mensalidade dos planos, como no caso da Webbiz, o que facilita especialmente o processo de renovação do domínio.

  • Hospedagem do seu site

Hospedagem nada mais é que a permissão da publicação de seu site na internet.

É o espaço que você pode chamar de seu dentro de um servidor, onde ficam todas as páginas, arquivos e imagens do seu site para que os usuários os acessem.

Os três tipos mais comuns de hospedagem são:

- Compartilhada: O espaço disponível no servidor é dividido com outros sites. Esta opção é mais acessível, porém o desempenho é reduzido.

- Dedicada: Com um custo um pouco mais elevado que a anterior, porém cada site tem o seu servidor próprio, o que potencializa o desempenho.

- Na nuvem: Nesta opção, o seu site não fica em um processador ou memória próprio, em uma máquina física. A nuvem trabalha como uma rede de máquinas que vão compartilhar os mesmos recursos entre si, porém o seu site terá uma área isolada e dedicada a ele, somente.

Uma das vantagens de escolher esta última opção é a falta de preocupação com problemas com o hardware da máquina, além da possibilidade de aumentar a capacidade do site, já que a aplicação de novos recursos é feita de maneira simples.

Algumas questões devem ser levadas em conta antes de escolher o melhor tipo de hospedagem – tamanho do site, acessos ao dia, orçamento. No entanto, é possível encintrar plataformas de criação de sites, como a Webbiz, que apresentam hospedagem inclusa nos planos, o que deixa seu trabalho ainda mais fácil!

  • Estruture seu site

Os sites, em geral, costumam ter uma estruturação semelhante – “página inicial”, “quem somos”, “contato”, “produtos”, “portfólio” – e o motivo é bem simples: funciona! Estas abas fornecem todas as informações que as pessoas buscam ao visitar o site de uma empresa. Porém, como a sua página é totalmente personalizada, você pode inserir quantas abas desejar e considerar relevante para o seu público em especial.

Use o seu objetivo e o seu planejamento para definir de forma clara o que deseja incorporar na estruturação do seu site, e isso inclui cor, templates, conteúdos, disposição de imagem, entre outros.

É ideal que já se tenha planejado o conteúdo que você considera importante estar em cada seção do seu site.

  • Comece a escrever

Na hora de produzir seu site, o texto é um dos pontos mais importantes, mas que nem sempre é planejado com cuidado. A forma como você se apresenta na web é o que vai te fazer conquistar clientes, e estar bem ranqueado nos resultados das buscas é fundamental para que o público encontra seu portal.

A linguagem fácil e escrita de uma forma clara é fundamental. Os usuários desejam saber rapidamente o que é a sua empresa e o que você tem a oferecer. Leve em conta que na internet as opções são infinitas e a concorrência é gigante. Então o texto é uma das ferramentas de convencimento do porquê o seu produto vale a pena.

O planejamento da estruturação dos textos do site é essencial. Você precisa ter uma ideia clara do que vai escrever para que não extrapole ou deixe faltar conteúdo. Não se esqueça que o resultado não é definitivo, você pode sempre readequar seus textos para um melhor aproveitamento do conteúdo, por isso ideias novas são sempre bem-vindas.

Algumas dicas para que sua escrita flua tranquilamente são:

- Defina um tema central

- Crie tópicos e, e necessário, divida-os em subtópicos

- Transforme os tópicos em textos

  • Escolha imagens relevantes

O uso das imagens é primordial e, combinando com um conteúdo de qualidade, pode ser decisivo para o sucesso do seu site. Fotos originais da empresa, produtos, itens de vendas, serviços, equipe e tudo que pode deixar o seu site ainda mais a cara do seu negócio, é muito bem-vindo.

Bancos de imagens podem ser usados para fomentar o conteúdo do seu site. Fotos e ilustrações diversificadas são encontradas em alta resolução. Alguns bancos, como o Pixabay, o Freepik ou o Pexels oferecem imagens gratuitas e de ótima qualidade.

Uma dica é evitar fotos retiradas do Google: elas aparecem para você e para outras milhares de pessoas que buscam alguma coisa similar. Isso vai evitar que seu site tenha imagens repetidas e que você tenha questões com direitos autorais no futuro. Além disso, você evita a utilização indevida de uma imagem, que pode estar protegida por direitos autorais.

  • Escolha um construtor de sites confiável

As plataformas de construção de sites permitem que você construa um portal totalmente personalizado. Sem necessidade de conhecimentos avançados em programação ou tecnologia, o processo de construção de uma página na web acaba sendo mais rápido e simples, antecipando a obtenção de resultados.

Pesquise e opte por plataformas que contenham ferramentas fáceis e práticas, e que possam aumentar suas possibilidades de ações na internet. Verificar serviços adicionais oferecidos também é uma boa na hora de escolher qual o melhor plano para se contratar. A Webbiz, por exemplo, oferece ferramentas dinâmicas e intuitivas, auxiliando no processo de construção de um portal profissional para o seu negócio.

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Ter um site próprio pode ser muito mais fácil do que você imagina! Utilizando essas dicas e caprichando nos detalhes, seu site pode levar seu negócio ao sucesso em pouco tempo. Que tal começar agora mesmo? Clique para saber como usar um construtor de sites para desenvolver o seu!


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