​0800-202-5500 [email protected]

Qual a diferença entre um Website e uma Webpage?

Data de publicação: 02/03/2021 13:35

Para que possamos compreender melhor a internet e traçar estratégias ainda mais assertivas, é importante entender a diferença entre uma página da web e um site. Principalmente porque eles são sempre confundidos!

Apesar do nome bastante semelhante, eles são muito diferentes. De um modo geral, pode-se entender uma webpage como algo singular, único e, um website, por um conjunto de páginas da web! Mas vamos detalhar um pouquinho mais abaixo.

  • Webpage

Como dissemos antes, webpage é uma única página, isolada dentro de um site. Essas páginas apresentam um endereço único que, diferente de um site, não é navegável.

Essas páginas costumam conter textos, vídeos, áudios e recursos que, dependendo de como programada e a partir de qual servidor ela se encontra, pode carregar de forma rápida ou de forma mais lenta. As páginas da web são encontradas em um site em dois tipos:

  1. Página Web estática: Embora sua existência venha diminuindo, estas páginas apresentam sempre o mesmo conteúdo.
  2. Página Web dinâmica: Estas páginas permitem que seus conteúdos mudem constantemente.

Vale a pena destacar que o desenvolvimento de uma página da web nada mais é que um dos passos para a criação de um site completo baseado nos objetivos que a empresa busca alcançar.

  • Website

Um website é um conjunto de páginas, ou de webpages, que se relacionam e se complementam entre si, dentro de um único domínio. Ou seja, quando você constrói seu site, está construindo um website, com a quantidade de páginas que você achar necessárias, e elas estarão sob um mesmo “guarda-chuva”, ou seja, seu domínio.

Em um site, existe também a possibilidade de cadastrar inúmeros hiperlinks que permitem aos utilizadores acessarem outras páginas da web, sejam elas pertencentes ao site que estão navegando, ou não.

Nos websites, é possível solicitar informações de registros e logins para maior relacionamento com o usuário, apresentar a empresa e os produtos e serviços, disponibilizar formas de contato, entre outros. Além disso, os websites devem estar preparados para serem responsivos, já que são acessados de inúmeros dispositivos, inclusive mobile.

  • Mas quais as diferenças entre eles?

Agora que já esclarecemos suas definições, vamos entender no que elas diferem entre si!

Em relação ao conteúdo, a página se difere do site por conter informações mais restritas e pontuais. Em contrapartida, o site conta com conteúdos diversos que podem se alinhar facilmente com o objetivo da empresa.

Quanto ao endereço, a página da web depende diretamente do site e sempre se relaciona a ele. Já um site, não está relacionado a nenhuma página específica. Além, é claro, de um site conter o seu domínio próprio.

A presença na web de um site é mais consistente e efetiva que a de uma página. Por ser mais completo e abranger inúmeros assuntos, um site é capaz de acompanhar a identidade visual do seu negócio e ainda se estreitar a comunicação com seus clientes.

Embora a criação de um site demande mais atenção quanto ao design e à produção de conteúdo, é importante deixar claro que há cada vez mais maneiras de criar um site próprio, personalizado e responsivo a partir de plataformas de construção de sites.

Um exemplo é a Webbiz, plataforma que permite desenvolver um site completo, com possibilidade de personalização e ferramentas que ampliam a divulgação do website.

  • Para não confundir mais

Na verdade, as webpages e os websites se completam! Uma não existe sem a outra. Então, na hora que começar a construir a presença digital do seu negócio, procure construir um website, com webpages dinâmicas e que façam sentido ao seu público.

DICA: quer começar a construir um website hoje mesmo? É só clicar aqui para conhecer uma plataforma super bacana, fácil e econômica de criação de sites.

;