Presença Digital: que tipo de empresa é a sua na web?

Data de publicação: 22/05/2020

Por que ainda existem organizações que não conseguem ver a importância e o valor da presença digital?

Vivemos em um mundo globalizado, cercados por tecnologia. Para qualquer atividade que fazemos no nosso dia a dia, utilizamos alguma tecnologia ou informação que foi processada. Presenciamos uma geração que está conectada o tempo todo e tem acesso às informações rapidamente, com um simples toque.

Mesmo com todo esse cenário, ainda vemos muitas empresas não conectadas (ou conectadas apenas parcialmente). Lido diariamente com um público que não tem, por exemplo, o site do seu negócio. Trabalho arduamente para convencimento dessas pessoas sobre a importância de estar presente no mundo digital e muito mais do que isso, disponibilizar informações e se comunicar com seu público de forma adequada e relevante.

Classifico as organizações em três grupos digitas: as offline, online de aluguel e as de presença completa.

Empresas offline

As organizações offlines geralmente são empresas familiares, que já têm sua carteira de clientes fidelizada e não têm interesse em se conectar ou aparecerem nos tão sonhados buscadores.

Em um estudo divulgado pelo Google, 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras ou buscam por um produto na internet antes de compra-lo. O crescimento do varejo em vendas online cresce em média 12,4% ao ano.

E o que acontece se você não for visto? Com o passar do tempo, seu cliente fidelizado será substituído por pessoas da geração conectada. Você está preparado para essa mudança?

Empresas online de aluguel

As organizações online de aluguel se baseiam em tudo que é gratuito e nas modas de fan page ou market place.

Nesses últimos anos, vemos uma enxurrada de propaganda e de ofertas em redes sociais que enchem nossa timeline de produtos que não nos interessam. O Facebook se transformou em um jornal de ofertas e não é mais possível ver sobre meus amigos ou então ler um conteúdo interessante, apenas promoções e propagandas. A tecnologia facilitou a oferta, porém o abuso da mesma tem afastado os consumidores.

Percebo que as pessoas que têm negócio em redes sociais não utilizam a mesma rede para se conectar com amigos. E qual o motivo disso? Porque, em seu subconsciente, aquela rede social ficou “desinteressante”. Além disso, um ponto muito importante é que seu negócio fica vulnerável, sempre pensando no equilíbrio.

Organizações de presença completa

As organizações com presença completa, geralmente são empresas com visão focada no futuro e no novo consumidor que está chegando.

Além das redes sociais, estão presente com seu site próprio, um blog repleto de informações, Google My Business e outras ferramentas de propaganda online disponíveis.

Qualquer consumidor encontra sua empresa e todas as informações necessárias para tomar uma boa decisão.

A nova geração traz oportunidades de aumentar as vendas no âmbito online, mas é necessário saber estar presente!

O que funciona no offline nem sempre pode ser aplicado no online. O consumidor 2.0, sempre conectado, procura por informação, por consultoria, por preço e qualidade no atendimento pessoal. Além disso, no mundo onde você conversa mais com robôs, um atendimento diferenciado faz toda a diferença.

Em terra de whatsApp, ligação é prova de amor!


;