Persona: a importância para o seu negócio

Data de publicação: 25/02/2022

Quando se fala em Marketing Digital, uma das principais dúvidas que vemos por aí é em relação à persona do negócio.

E não é para menos, afinal, é ela quem orienta todas as estratégias do Marketing Digital para a captação de novos clientes e a fidelização dos já existentes.

Em resumo, a persona é o perfil hipotético e fictício do cliente ideal para o seu negócio. É a idealização da pessoa que identifica com a sua marca e busca exatamente o que você oferece. Por isso, é importante para a sua empresa transformá-la em cliente e, logo em seguida, num consumidor fiel.

Para chegar até esse perfil é necessária a realização de uma pesquisa detalhada a partir de questionamento sólidos que informem: gênero, profissão, renda, classe social, estado civil, idade, características pessoais, estilo de vida, objetivos financeiros, hobbies, interesses e engajamento em redes sociais.

Dentro do Marketing, ela serve inclusive para entender qual etapa da jornada de compra do cliente ele se encontra, e orientar planejamentos e ações.

Agora que entendemos a sua importância, vamos falar um pouco sobre como encontrar e criar o perfil ideal de cliente para o seu negócio, vem com a gente!

  • Como criar uma persona?
  1. Análise do perfil do cliente

Logo de cara, vamos precisar analisar o perfil de cada cliente atual e entender de fato qual deles de fato podem ser entendidos como “tomadores de decisão”. Afinal, todas as personas possuem decisão de compra.

  1. Estudo aprofundado do perfil do cliente

Após entender quais são as personas do negócio, é hora de dissecar ao máximo seu perfil. Estude suas características, desejos, interesses, preferências, desafios e outros pontos. É possível identificar, assim, padrões de comportamento do grupo analisado e incorporá-los no seu cliente ideal.

  1. Escuta ativa ao cliente

Para ter acesso a informações essenciais que vão contribuir – e muito – para a construção do seu cliente ideal, é preciso ouvir as pessoas e entender em sua totalidade suas dores, suas histórias.

  1. Cuidado com estes erros comuns

É comum que, com a quantidade de informações obtidas, as empresas comecem a criar vários tipos de personas para o mesmo negócio, e isso é um erro, já que a proposta é afunilar ao máximo as opções de clientes e trabalhar “pesado” em cima de um perfil específico. Cuidado para não ficar em cima de personas que não compram ou não tem autonomia de decisão. Cuidado também redobrado para não criar personas baseadas nas próprias suposições. Tudo deve ser voltado para o cliente.


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