​0800-202-5500 [email protected]

O que é um site responsivo e por que devo ter um?

Data de publicação: 26/05/2020 09:39

Você já ouviu falar em Sites Responsivos? E ficou com um ponto de interrogação na cabeça? Calma, vamos te explicar o que é isso e porque ter um website responsivo é importante para você e sua empresa.

O que é um Site Responsivo?

Em poucas palavras, um site responsivo é aquele que se adapta às telas dos dispositivos móveis quando acessado por eles. Ainda não compreendeu? Vamos lá: quando você navega por um site através do seu computador, você conta com uma tela retangular, que é vista na posição horizontal, certo? Isso permite que certas informações sejam dispostas de forma que fiquem melhor acomodadas neste formato.

No entanto… Quando navegamos em um dispositivo móvel (celulares, tablets, etc), normalmente as telas, que também são retangulares, são vistas na posição vertical. E isso muda tudo!

Imagine ter que ficar ampliando e diminuindo a imagem da tela, clicando em ícones minúsculos e arrastando o site para lá e para cá para visualizar todas as informações e textos. Seria ruim, e talvez você até desistiria de continuar naquele portal, não é?

É por isso que um site precisa ser responsivo. Portais com essa propriedade conseguem identificar através de qual tipo de dispositivo estão sendo acessados e, com isso, exibem a página com a configuração correta para ele.

Resumindo de forma bem simplificada: se o website é acessado pelo desktop, ele é exibido na posição horizontal, e se é acessado por dispositivos mobile, é exibido na posição vertical, com botões, textos, figuras e chamadas para ações que facilitam a navegação através destes aparelhos.

E por que isso é importante?

Segundo a We Are Social e a Hootsuite, 60% dos brasileiros utilizam principalmente dispositivos móveis para se conectar à internet. Além disso, aqui no Brasil gasta-se, em média, 4 horas e 45 minutos por dia na internet através de dispositivos mobile. Esses dados colocam o país como o terceiro em uso de internet móvel no mundo.

Ou seja, se a maioria das pessoas acessa a internet através do celular, tablet e afins, vale a pena investir um site que seja facilmente navegável nestes aparelhos.

É melhor ter um app ou um site responsivo?

Você pode estar se perguntando: se a maioria dos brasileiros acessa a internet por dispositivos mobile, melhor ter um aplicativo para meu negócio do que um site responsivo, não é? Não necessariamente…

Embora o acesso à internet seja realizado em grande parte através dos dispositivos móveis, o número de apps desinstalados diariamente é considerável. Isso porque eles ocupam muita memória dos aparelhos, são mais vulneráveis a problemas de conectividade e podem não ser tão atrativos assim aos usuários.

Além disso, os aplicativos custam caro para serem produzidos. Segundo pesquisa da Webjump, na Marketplace Conference de 2018, 20% das empresas que possuem apps pretende abandoná-lo até 2020.

Em contrapartida, hoje é muito fácil construir um site responsivo com valores muito mais acessíveis. Algumas plataformas construtoras de sites, permitem que o usuário configure seu site da maneira que preferir, disponibilizando uma versão responsiva automaticamente quando ele é acessado através de aparelhos mobile.

E aí, sua empresa já tem um website responsivo? Não?? Então comece a construir o seu site agora mesmo!

Conheça nossa plataforma em: www.webbiz.com.br

;