O que é e qual a importância do Marketing Digital

Data de publicação: 12/02/2021

Quando falamos em tecnologia e atualidade, é praticamente impossível não citar a internet como parte presente e integrante em todo esse processo. E, como hoje fazemos praticamente tudo online – encontros, trabalhos, reuniões, estudos e compras - o mercado precisa estar preparado para traçar estratégias para este ambiente.

Foi para auxiliar nestes processos que surgiu o Marketing Digital.

Marketing Digital

Mas, vamos lá... o que é Marketing Digital?

Em suma, é tornar público e convencer a audiência online, através das mídias digitais, de que um produto ou uma marca é relevante. Como a maior parte da população mundial se encontra conectada, as maneiras de colocar em prática estratégias de marketing digital sofrem mudanças praticamente todos os dias.

Sabendo disso e buscando sempre acertar em cheio nas estratégias desenvolvidas na rede, as empresas buscam solucionar os problemas e desejos de usuários através de conteúdos criados para blogs, sites, mídias sociais, e-mail, entre outros.

Como o acesso às redes tem muito volume, várias organizações podem se beneficiar com o Marketing Digital. Por isso, é importante ter um bom planejamento e saber exatamente que público atingir, que linguagem usar e que estratégia será utilizada para alcançar seus objetivos.

Ok..., mas qual a importância do Marketing Digital?

O Marketing Online mudou para melhor a forma de empresas e clientes se relacionarem. Isso ocorre porque esta prática apresenta inúmeras vantagens no desenvolvimento de estratégias. Confira algumas delas:

  • Interatividade: O foco agora não é mais o seu produto e seu serviço. Estamos falando da experiência do cliente em um geral. É esse o diferencial. Estar presente na web te permite aumentar a interatividade com o seu público seja de forma online ou em canais off-line. Com um único clique, as pessoas podem interagir, opinar e indicar a sua marca para o seu grupo de convívio social e engajar o seu negócio, o que te permite buscar sempre a melhor forma de falar com a sua audiência.
  • Análise e estudo: É muito mais fácil medir a efetividade das campanhas e anúncios que o seu negócio torna público. E essa possibilidade acabou se tornando uma etapa fundamental de uma estratégia de Marketing Digital. A partir da obtenção dos dados e de uma análise minuciosa dos resultados, tem-se a possibilidade de estudar e entender o caminho correto a se tomar para uma campanha efetiva e um melhor resultado da marca no mercado de trabalho.

Planejamento marketing

  • Oportunidades: Chega de ter um nicho reduzido de clientes. Você não precisa mais vender apenas para aqueles que vão até a sua loja física. O ponto alto desta técnica de marketing é que não há mais distâncias entre o seu negócio e os seus clientes. Até mesmo para pequenas empresas que ainda estão buscando o seu lugar no mercado. Tudo está no modo como se é pensado e quão boa será a campanha criada para o seu negócio. Assim como é fácil para as empresas conquistarem clientes de vários lugares, também é fácil para clientes buscarem aquilo que deseja, aonde for. Por isso, tenha sempre um diferencial que vai gerar credibilidade e conquistar a fidelidade de um usuário que, talvez, nunca tenha ouvido falar sobre o seu negócio.
  • Direcionamento: Não é porque você pode falar com o máximo de pessoas que você conseguir que obrigatoriamente você vai fazer isso. Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é a possibilidade que ele te dá de conquistar o público CERTO para a sua marca. Além de economizar dinheiro – já que todos os seus esforços serão direcionados para aqueles que de fato buscam o que você oferece, você pode conhecer melhor o seu público e traça cada vez mais estratégias eficientes para conquista-los.

Conquistar clientes

  • Site, site e mais site: De todas as estratégias, nenhuma funciona 100% sem um site personalizado que vai abrir as portas para aqueles usuários que foram mordidos pelo seu anúncio e desejam saber mais sobre o seu negócio. Ter um site é informar ao seu público que você tem cacife o suficiente para suprir suas necessidades e é bom o bastante para fazer isso com qualidade. Além de gerar uma identidade visual, um site ainda vai garantir que você comece aos poucos uma relação amigável com o público e os convença de que o que você oferece é excelente para aquilo que ele precisa. Nenhuma estratégia funciona sem um site.

Traçar um planejamento para se lançar num ambiente online não é fácil, mas é possível e, quando feito com sucesso, muito recompensador. Tudo se resume a conhecer o seu público, entender as suas questões e necessidades e oferecer a cereja do bolo.

Esteja sempre atento ao que te cerca e de ouvidos abertos ao que faz sucesso. Nada é dispensável na internet e tudo pode ser incorporado na sua estratégia.

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