Marketing Digital: Tendências para 2021

Data de publicação: 19/02/2021

O ano de 2021 é um ano de novas esperanças e de possíveis soluções. Porém, algumas coisas precisam ser pensadas levando em conta as transformações causadas pela crise da COVID-19. Sendo assim, o marketing digital em 2021 será totalmente influenciado pelos hábitos dos consumidores e direcionado aos processos realizados pela empresa durante a pandemia.

Tendências 2021

A ano de 2020 foi marcado por grandes transformações no âmbito empresarial. Pessoas precisavam se adaptar ao distanciamento social e as empresas precisavam traçar estratégias para continuar com seus serviços, mesmo que não pudessem receber os consumidores em seu estabelecimento físico, o que fez com que a atuação dos negócios no ambiente digital aumentasse exponencialmente. Olhando por este lado, a pandemia nos trouxe tendências e acelerou processos tecnológicos de estratégias de marketing digital.

Confira abaixo algumas tendências nas estratégias digitais para este ano e entenda como isso pode se refletir no ano de 2021:

  • Em tempo real

Isoladas em casa, as pessoas buscavam formas de interação e entretenimento, sendo assim, as lives foram uma excelente opção para este período mais ocioso.

Uma estratégia que já era utilizada dentro do marketing, as lives serviram tanto para shows de artistas famosos, quanto para jogos, bate papo, aulas e palestras. E mais: elas ainda ampliaram a quantidade de canais de comunicação existentes para esta finalidade.

Como as pessoas estão preferindo se conectar com outras em tempo real, o engajamento do público consumidor tende a ser maior nessas ações. Aposte na criatividade e gere cada vez mais interação com o público – que gosta de se sentir valorizado neste tipo de evento – para atrair cada vez mais pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Tendências 2021

Tudo é instantâneo, invista nisso.

  • Interatividade no conteúdo.

O conteúdo interativo continua sendo tendência no marketing digital em 2021. Afinal, entramos em um ano onde a única possibilidade de interação continua sendo através das telas e, com isso, as marcas precisaram criar um envolvimento maior com o seu público. Este tipo de estratégia conecta marca e consumidor.

Para uma estratégia efetiva de conteúdo interativo, é preciso colocar a cabeça para pensar e criar conteúdos que vão se sobressair na infinidade de publicações que existem na internet. Seja breve, mas assertivo. Como tudo agora é feito online, as pessoas ficaram mais exigentes quanto a conteúdos direitos e interações fáceis, para que possam consumir a maior quantidade de assuntos de seus interesses.

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  • TikTok e Reels

No primeiro trimestre de 2020, ainda no começo da pandemia, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo – o que o coloca em evidência e como principal estratégia de marketing digital para 2021. Entretanto, vale a pena conferir se o perfil do seu público é o mesmo dos usuários da plataforma. Afinal, só faz sentido criar conteúdo nela se seus possíveis consumidores o visualizarem.

Caso identifique que o TikTok seria interessante para impactar seu público, esteja atento aos criadores de conteúdo para este formato e aposte neles para a publicidade do seu negócio. A visibilidade nesta plataforma é enorme! Se você não quiser alguém intermediando a sua marca, você pode criar vídeos criativos e publicá-los na rede.

Tendências 2021

Assim como o TikTok, o Reels do Instagram é uma opção para se estar de olho, já que grande parte da população mundial fica horas navegando pelo aplicativo. Entender a linguagem destas plataformas e saber que, com um toque de humor, elas podem educar e informar os usuários, significa ter uma carta na manda para se destacar.

  • Humanização e comprometimento.

Depois de um ano difícil para toda a população mundial, as pessoas se viram mais vulneráveis, assustadas e, consequentemente, solidárias com o próximo.

As marcas também perceberam essa fragilidade através das mudanças observadas no mercado. O foco então foi buscar ainda mais humanização e compreender o seu papel neste momento delicado para, então, se conectar com as pessoas.

Muitas empresas utilizaram as suas redes para apostar e apoiar causas sociais, mostrando um lado que não se baseia apenas na busca pelo lucro, mas sim, de comprometimento com as pessoas e o planeta.

Porém, é importante entender que isso tudo precisa ser autêntico e verdadeiro. Caso contrário, sua marca pode ser identificada apenas como “oportunista”, e ficar marcada negativamente. As pessoas querem ver resultado naquilo que é exposto na internet. Portanto, apresente os resultados das ações de apoio a causas sociais que publicar.

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  • Slow Content.

É impossível você entrar nas suas redes sociais e não se deparar, ao menos uma vez, com um conteúdo de alguma marca. E é aí que mora o perigo...

Para agradar os algoritmos do Google e das redes sociais num geral, o foco deixou de ser na qualidade e passou a ser na produção e, em consequência disso, temos muitos conteúdos na web que são completamente dispensáveis, não sanam as dúvidas dos usuários, não agregam valor e oferecem informações desnecessárias aos olhos do público.

Agora, é o momento de desacelerar e apostar em qualidade, não em quantidade! As pessoas querem consumir bons conteúdos, que entregam valor e propósito, que garantem identidade. Criar conteúdo não pode ser algo deixado de lado, é preciso pesquisa, planejamento, posicionamento e muito comprometimento.

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  • Dados e performance.

Um recurso excelente que se tem na web é a possibilidade da análise do retorno de tudo aquilo que você faz. Na pressa de entregar a maior parte de conteúdo possível, as empresas acabam deixando isso de lado. É aí que você vai ver se o que você está fazendo está valendo a pena para a sua marca e elas ainda servem para otimizar suas estratégias e gerar ainda mais resultados.

Estar presente no ambiente digital é desafiador, mas é empolgante! E se tudo for planejado com cuidado e assertividade, pode trazer soluções incríveis e muito interessantes para a sua empresa.

Tendências 2021

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Para aumentar suas possibilidades nas estratégias de marketing digital neste ano, é imprescindível que você tenha um site próprio para o seu negócio! A criação de um site que mostre a sua identidade, o seu propósito e os seus produtos e serviços de forma clara e objetiva pode ser o grande diferencial em um planejamento de sucesso.

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