Estratégias digitais para investir em 2022

Data de publicação: 14/01/2022

Tão necessário quanto um site, o investimento em estratégias de marketing digital é quase que uma obrigação para empresas que desejam atingir o sucesso. E isso se dá, principalmente, porque o estudo do público-alvo e a abrangência das campanhas de comunicação são muito mais efetivas no universo online.

As empresas que buscam se dar bem no mercado estão sempre apostando em pesquisas e aplicações para desenvolver ou otimizar soluções e ainda atender de forma efetiva o público em potencial. E no ambiente digital, isso não é diferente.

Mas, para os bons resultados começarem a aparecer, é preciso investir.

E para que você seja certeiro nas suas apostas de investimento, vamos bater um papinho sobre as estratégias do Marketing Digital que vão fazer o seu negócio decolar.

Mas antes, quais as vantagens do Marketing Digital?

Muita gente pensa que saber quem é seu público-alvo ou ter uma ótima persona para o seu negócio equivale a uma excelente presença online, mas estes não são os únicos benefícios do marketing digital.

Mas engana-se quem aposta em somente estes dois benefícios. As estratégias são bastante variadas e trazem bons resultados e benefícios para quem aplica – principalmente se forem pensadas a longo prazo. Vamos dar uma olhada em alguns:

  • O marketing digital é a melhor escolha para aumentar o tráfego do seu site, aumentando a visibilidade da marca e, consequentemente, atraindo mais clientes e vendas.
  • Os consumidores, antes de qualquer atitude, utilizam a internet para buscar mais informações sobre os produtos que desejam comprar.
  • O público é bem segmentado na internet, o que evita desperdícios de tempo e dinheiro com quem não é cliente em potencial.
  • Antes de você pensar, o seu concorrente já está presente na internet.

Porém, não é uma tarefa fácil. O marketing digital apresenta vários caminhos que exigem conhecimentos específicos e entendimento de como integrar ações entre si, ou ainda ao funil de marketing.

Por isso, nós vamos facilitar a sua vida. Vamos conferir juntos as 5 estratégias de marketing digital que vão realmente fazer a diferença no seu negócio.

5 Estratégias de Marketing Digital que fazem a diferença

  1. Marketing de Conteúdo

Essa é a estratégia mais simples para o ponta pé inicial de sua atividade online. O marketing de conteúdo nada mais é que a criação e compartilhamento de conteúdos que fazem sentido para o seu público-alvo. Dessa forma, a empresa passa a construir um relacionamento de confiança com seus leads e clientes, se consolidando no mercado como uma marca de referência.

Ao construir uma base sólida de comunicação com as pessoas que acompanham o seu conteúdo, você garante uma chance muito maior de que elas escolham a sua empresa na hora da compra.

Vale pensar que nem todos consomem o mesmo tipo de material, por isso, vale apostar em diversos formatos para colocar em prática esta estratégia. Por exemplo: tenha um blog para compartilhar artigos, poste dicas em redes sociais, disponibilize cursos em e-books ou vídeos para educar seu público.

O foco aqui é mostrar o valor do seu negócio e gerar leads para se comunicar.

  1. Redes sociais

Se você quer um canal de relacionamento que funciona, aposte nelas. E não foque toda a sua energia de venda ali. Lembre-se que a maioria das pessoas não acessa uma rede social buscando comprar alguma coisa.

Elas devem ser utilizadas justamente para que sua empresa esteja presente no dia a dia dos usuários e se mostre disponível para eles.

E aqui o conteúdo também é importante! Pense sempre em algo que gere engajamento, incentive respostas, gere conversas e relacionamento.

E não se desespere! Não é necessário que sua marca esteja presente em todas as redes. Escolha aquelas que o seu público mais interage e dedique seu tempo e esforço nelas.

  1. Search Engine Optimization (SEO)

Um dos destaques mais desejados pelas empresas em geral é estar no topo das pesquisas do maior site de busca do mundo, o Google.

E um dos caminhos para o bom posicionamento é o SEO.

Todas as empresas que investem em estratégias digitais têm como objetivo estar bem ranqueada nas páginas de pesquisa, afinal, é através delas que novos clientes descobrem e se interessam pelo seu negócio.

Para fazer uso das estratégias SEO e ter um bom ranqueamento no Google, por exemplo, é preciso se atentar a três pontos:

  • Conteúdo: estudo e aplicação de palavras-chave que normalmente são pesquisadas pelo usuário.
  • Tecnologia: Um bom layout, velocidade de carregamento e reponsividade do site, para não implicar negativamente na experiência do usuário.
  • Relevância: O quanto a sua empresa é mencionada por outras pessoas ou o quanto ela é acessada através de links externos.

Um dos pontos que precisam ser levados em conta dessa estratégia é que é algo a longo prazo, já que os resultados demoram um pouco para aparecer – tudo depende muito dos algoritmos e da concorrência.

Por isso, se há uma certa urgência, vale a pena apostar em mídia paga.

  1. Mídia Paga

Como o próprio nome diz, a mídia paga nada mais é que o investimento financeiro para que os anúncios sejam exibidos em sites, e podem ser feitas de várias formas: banners em portais de conteúdo, links patrocinados em redes sociais, Google Ads ou Facebook Ads.

Se você deseja resultados rápidos e mais facilidade ao mensurar suas campanhas que apresentam objetivos comerciais, essa é a aposta.

  1. Inbound Marketing

Esta estratégia busca chamar a atenção de clientes em potencial, conquistando a sua permissão para que se comece um relacionamento direto entre marca e consumidor – sem a mediação das redes sociais ou anúncios – e, a partir dai, transformá-los em clientes. Tudo isso de forma natural.

Para que essa estratégia tenha mais chances de sucesso, é preciso analisar toda a situação atual da empresa e onde ela se encontra no momento, bem como seus concorrentes e público-alvo. Só então, tem-se o planejamento das estratégias digitais, que são todas discutidas e compartilhadas com os gestores, para que todos entendam o conjunto.

O resultado de tudo isso será um plano de ação, que deve ser acompanhado de perto pelos profissionais especializados.

Conclusão

Embora essas estratégias sejam eficazes, é preciso entender o seu funcionamento de forma detalhada e o quão ela é relevante para o que a empresa precisa.

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