​0800-202-5500 [email protected]

Como ter criatividade e criar conteúdos interessantes para seus clientes

Data de publicação: 09/04/2021

Para algumas pessoas, criatividade está relacionada com inovação. E realmente está! Criatividade pode ser entendida como novas soluções, para novos e velhos problemas e, no mundo corporativo, isso vai desde a criação de bons conteúdos até a conclusão do objetivo final – seja ele vendas, captação de clientes, posicionamento de marca, entre outros. E não pense que a criatividade é um dom de poucos: todo ser humano é dotado de criatividade! O que acontece é que, em alguns momentos, ela ainda não foi explorada, exercitada. Confira como desenvolver sua criatividade para utilizá-la na elaboração de suas estratégias de negócios:

  • A criatividade e a influência no mundo dos negócios.

Muito além da criatividade para campanhas publicitárias, dentro do ambiente corporativo, a criatividade é uma grande competência, geradora de inúmeras vantagens, como por exemplo:

- Solução de problemas: Em um momento de crise, por exemplo, a criatividade fornece caminhos diferenciados que podem ser a melhor alternativa para um bom resultado.

- Aumento da produtividade: Com um trabalho bem desenvolvido pela gestão nesse sentido, a equipe pode desenvolver seu potencial criativo para otimizar o fluxo do trabalho e resolver situações do dia-a-dia com mais facilidade.

- Diminuição de erros: Pensar em estratégias criativas diminui possíveis erros e ainda, insatisfações. Para aumentar a satisfação da equipe e melhorar o rendimento, a criatividade tem um papel importante como promotora de caminhos alternativos.

- Futuro: Estar de olho nas tendências e mudanças no mercado auxilia no exercício da criatividade para novos negócios e decisões.

  • Como a criatividade se faz presente no isolamento social?

Se teve alguma coisa que precisou ser exercitada na pandemia do Coronavírus foi a criatividade!

Empresas precisaram se reinventar, se adaptar e se manter em evidência no ambiente virtual. E não tem sido fácil, não é? A internet sempre disponibiliza conteúdos relevantes, informações, imagens, vídeos, empresas se apresentando ao público. Já as pessoas estão sempre prontas para receber tudo e expor sua opinião, compartilhar aquilo que acham interessante, propagar ideias.

E em momentos de restrição, qual a forma mais efetiva de estar em foco? Através de conteúdos atrativos e relevantes para o seu tipo de público, ou seja, criativos!

  • Mas como ter criatividade para criar conteúdos interessantes?

A criação de conteúdo se tornou a arma principal de todas as empresas e organizações. A frequência de postagens e a vontade de estar presente no ambiente digital tira o sono de muita gente, mas isso pode ser resolvido com algumas dicas para trabalhar a criatividade na produção de conteúdos.

Vamos a algumas dicas:

  • Preste atenção nos concorrentes

Esteja sempre ligado no que se fala nas páginas, blogs e canais dos seus maiores concorrentes e observe o quanto foi relevante para o público em geral. A partir disso, crie um planejamento com base na sua pesquisa para criar estratégias que possam funcionar naquilo que a sua marca propõe.

  • Assuntos relevantes

Existem sites ou até mesmo uma ferramenta gratuita do Google – Google Keyword Planner – que permite buscar palavras que são mais pesquisadas nos sites de busca e, assim, entender o que seu público quer saber. Isso te ajuda a preparar conteúdos relevantes e, consequentemente, aumentam o seu engajamento.

  • Dificuldades dos clientes

Lembra que falamos alí em cima que criatividade é solucionar problemas? Você pode fazer isso através do seu conteúdo! Ouça seus clientes, entenda suas dores e seja a solução. Lembre-se que tudo aquilo que apresenta um bom resultado na internet vem daquilo que a sua persona PRECISA.

  • Pense em conteúdo 24 horas por dia

Não é só na hora de escrever que você precisa se dedicar para criar conteúdo. Tenha em mãos um caderninho, ou anote no celular mesmo, todo insight que você tiver, seja da sua própria cabeça ou através de algo interessante que viu por aí. Tenha uma lista de ideias para facilitar a sua vida!

  • Estimule sua criatividade todos os dias

Para criar conteúdos interessantes, você precisa se tornar uma pessoa ainda mais criativa. E como fazer isso? REPERTÓRIO!

Leia mais, assista filmes de outras culturas e gêneros, veja vídeos de vários assuntos, invista numa receita nova, em um novo instrumento.... Essas são algumas das mais importantes dicas para estimular o seu cérebro à criatividade!

***

Estar sempre antenado e pronto para novas criações desgasta, mas nada como umas boas dicas para te auxiliar nessa jornada.

Quer saber como começar? Crie um blog: é mais fácil que você imagina!

A Webbiz é uma plataforma de criação de sites personalizados intuitiva com planos que cabem no seu bolso e uma versão teste para conhecer nossas funcionalidades. E ainda te dá a possibilidade de incorporar um blog em suas estratégias de marketing digital para educar o seu público.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse nosso site!


;