Como divulgar um site de forma orgânica?

Data de publicação: 21/01/2022

Imagine a seguinte situação: você acabou de criar um site do 0, todo seu, com seus produtos, a identidade da sua marca e a essência do seu negócio.

Agora me responde uma coisa: O que você deseja a seguir?

Se a resposta for “compartilha-lo para o mundo”, temos algo em comum, porque é algo que eu também responderia. Afinal, de nada serve um site se não há ninguém para vê-lo, não é?

E o melhor vem agora. É possível você compartilhar o seu site com o maior número de pessoas possível sem precisar gastar um centavo sequer. E é isso que vamos te falar agora.

Confira agora 10 dicas eficazes para promover o seu site sem precisar abrir a sua carteira.

  1. Reforçar o SEO

Que esta é uma excelente estratégia para conseguir um bom posicionamento no Google, você provavelmente já sabe – afinal, além dela ser super eficaz, ainda é totalmente gratuita.

Mas para isso, você precisa fazer bem feito e se dedicar para que suas estratégias possam dar bons resultados. A escolha de certas frases ou palavras-chave ao longo de todo o site, bem como a técnica de adicionar “alt text” às suas imagens e otimizando seus títulos colaboram para um melhor ranqueamento do seu site.

  1. E-mail marketing

Esta é uma estratégia que nunca vai deixar de existir e sempre vai ser recomendada para direcionamento de tráfego. E claro, qualquer pessoa pode se dar bem com o envio de um e-mail marketing. Mas um conteúdo bem redigido junto com um call to action bem chamativo vai chegar até os seus leitores de uma forma mais certeira. E é isso que vai ser o seu diferencial.

  1. Blog

Isso aqui é excelente! Um blog garante credibilidade para a sua empresa e aumenta o seu ranqueamento em sites de busca. E isso colabora para que a sua taxa de conversão seja ainda mais alta.

Mas nem tudo é bom só para seus consumidores. Se você se dispor a escrever artigos, você vai pesquisar seu mercado e consequentemente aumentar o seu intelecto profissional.

  1. Convide parceiros

Pense em convidar outro redator para publicar um artigo em seu blog! Assim, você aumenta seu alcance para o público que consome o conteúdo do seu convidado e obtém leads relevantes.

Outra vantagem de ter alguém já estabelecido no mercado colaborando com o seu negócio é que você pode expandir sua rede e o público-alvo.

Caso prefira, você também pode ser o redator convidado de algum outro projeto – isso aumenta o acesso de audiências externas.

E os benefícios são inúmeros. Ela fortalece o seu SEO através do link que você inclui para o seu site e, ainda, gera consciência de marca, já que outros públicos são incentivados a conhecer o seu site.

  1. Redes sociais e suas possibilidades

Hoje em dia a gente usa as redes sociais para tudo, inclusive para a promoção do seu site. Lá se encontram os públicos mais diversificados e a sua marca pode ficar facilmente reconhecida.

Independente da rede social escolhida, o marketing tem uma atuação significativa – principalmente porque há uma facilidade de compartilhamento que pode aumentar o engajamento da sua marca. E isso é uma forma de promoção gratuita, quer coisa melhor?

  1. Diretórios online

Mesmo que as buscas em sites cumpram o seu papel na hora do usuário procurar algum produto ou serviço, ter o seu site em diretórios online ainda funciona bem. Quanto mais você propagar sua URL, maior vai ser a chance de ser encontrado. Os diretórios online são outra forma de propaganda gratuita e dependendo do seu negócio, você ainda tem um específico para o que você oferece.

Ah, e caso você tenha uma loja física, use e abuse do Google Meu Negócio. As pessoas que buscarem aquilo que você oferece vão ter acesso ao seu site, sua localização, horário de funcionamento e outros detalhes que podem fazer a diferença.

  1. Fóruns

Participe de fóruns relevantes propondo discussões ou participando de outros temas e discussões que já estão acontecendo. Daí é só achar o momento certo e adicionar o seu site. É uma forma de mostrar credibilidade no seu negócio e conquistar públicos que estão interessados naquilo que você tem para oferecer – seja esperto: esteja presente em temas relacionados ao seu negócio!

  1. Outreach marketing

Ta, mas o que é isso? Calma, eu te explico rsrs.

De forma simplificada, é uma maneira de se conectar com outras pessoas que se encontram na mesma categoria de negócio que você – e isso inclui blogueiros e influenciadores que podem ajudar a promover o seu site.

De início, basta você identificar quais são os objetivos do seu negócio e como você busca atingi-los. Aqui, a ideia é que o relacionamento construído seja duradouro e, ao mesmo tempo, seu site tenha maior exposição.

  1. Logo

Uma estratégia que parece óbvia mais que muita gente acaba deixando passar é a de exibir a sua assinatura em tudo o que você fizer online. Coloque o logo da empresa, links para acesso ao site e redes sociais e até informações para contato, principalmente em e-mails.

  1. Qualidade

Sempre que você criar conteúdo para anunciar o seu site, foque na qualidade do trabalho para não ser sem graça e ninguém querer saber do seu negócio. Os detalhes fazem a diferença e, lembre-se, hoje todos criam conteúdo. O seu diferencial está em como você faz isso e divulga para o público.


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