​0800-202-5500 [email protected]

Certificado de segurança: o que é e qual a importância para o site?

Data de publicação: 21/05/2021

Esta é uma certificação necessária para todo e qualquer tipo de negócio que atue no ambiente digital. Ele garante que seus clientes estejam seguros em seu site e, dessa forma, agrega credibilidade ao seu negócio.

Embora a LGPD tenha contribuído cada vez mais para a segurança dos dados pessoais dos usuários, as invasões e ameaças online ainda podem acontecer. Por isso, proteger todos os dados – sejam eles pessoais ou financeiros – de quem navega no seu site é muito importante.

Então vamos entender um pouco mais sobre este certificado e tudo que ele pode proporcionar ao seu negócio?

O que é um certificado de segurança?

O certificado de segurança é um padrão de proteção que garante segurança na conexão da internet. Também conhecido como Certificado Digital SSL – Secure Socket Layer – é aplicado para garantir a integridade de informações que estão presentes tanto no site quanto no servidos de hospedagem.

Este certificado impede que as informações sejam liberadas ou modificadas, e, com a sua aplicação, a chance de hackers e até mesmo softwares com essa finalidade será impedida. Por isso que, hoje, para lojas virtuais, esta certificação é obrigatória, já que o “calibre” das informações que são depositadas ali é alto.

E como isso funciona?

Tudo isso é possível por causa da criptografia! São os algoritmos – criptografados – que codificam os dados originais e tornam o seu significado incompreensível.

Essa técnica já é bastante antiga, mas a sua arquitetura é bem complexa e, por isso, difícil desvendar. Aqueles que desejam invadir estes dados não conseguem decifrar as informações – inclusive, até o acesso ao site já é difícil.

Por que é importante?

O certificado de segurança é importante para a segurança de dados de um site. Porém, ele faz muito mais que isso. Além de deixar tudo seguro, ele ainda colabora para o ranking de pesquisa nos sites de busca.

Por conta disso, o Google lançou uma nota oficial dizendo que os usuários serão avisados que estão navegando em páginas que não são seguras e, sendo assim, eles podem decidir se querem fornecer ou não as suas informações a um determinado site. Esta ação estará, literalmente, associada à credibilidade da marca perante seus clientes.

Por que utilizar esta certificação no site do meu negócio?

As vantagens de se usar uma certificação de segurança no seu site são inúmeras e a principal delas é, claro, a segurança. Mas, é importante falar um pouco sobre outros motivos que fazem a diferença nos sites que contêm este certificado.

  • SEO

É o objetivo de toda empresa ter o seu site bem ranqueado em mecanismos de busca, por isso a insistência em trabalhar de acordo com as estratégias de SEO. E um dos requisitos para uma boa posição nestes buscadores é a certificação SSL.

É importante lembrar que as empresas sempre devem prezar a experiência do usuário. Por isso, quando um buscador indica um site aos seus usuários, ele precisa garantir sites relevantes e, principalmente, seguros.

  • Credibilidade

Esta certificação de segurança pode estar somente inserida no site, porém, os símbolos que indicam a presença da segurança estão lá por um motivo. Simbologias como o cadeado, tarja verde, entre outras garantem a sensação de segurança ao usuário e a sua tranquilidade em navegar por ali.

Vamos pensar juntos? Onde você se sentiria mais à vontade em depositar suas informações pessoais? Com certeza, em um ambiente que deixasse claro para que você que está protegido com tecnologias que garantem sua segurança, na transmissão das informações.

  • Integração com operadoras de cartões

Se você tem – ou deseja ter – uma loja online, precisa disponibilizar diversas opções de pagamento para vender mais. A opção mais utilizada nos dias de hoje é o cartão. Porém, para que uma operadora de cartão de crédito se associe a um site, ela exige a segurança, pois é o seu nome que está vinculado ao site quando uma compra é concluída. E essa exigência é, justamente, o certificado SSL.

  • Vendas

A experiência do usuário ao navegar por um site é o fator mais importante para que a empresa cresça. Por isso, investir em segurança garante sua confiança e, consequentemente, seu produto é disseminado com eficácia e se torna mais acessível para vários tipos de consumidores.

E como contratar um certificado?

A contratação pode ser feita diretamente pela sua hospedagem, de maneira fácil e com um excelente custo benefício.

Alguns construtores de site, como a Webbiz, possuem em seus pacotes o SSL incluso e grátis para que você não tenha preocupações relacionadas à segurança de seus sites.

Como podemos saber quais sites possuem o SSL?

Já que a internet é ampla e a possibilidade de fraudes e falsificações é enorme, os símbolos não devem ser a única forma de decisão sobre ter ou não o certificado.

Por isso, a forma correta de verificar é através do “HTTP”, antes do endereço do site. Se há um certificado de segurança no site, a sigla receberá um sufixo “s”, ficando HTTPs, que vai anteceder a URL da página.

No navegador “Google Chrome”, além da sigla estará também um cadeado seguido da palavra “seguro”.

***

Hoje em dia, é preciso ter um site que se enquadre em todas características de segurança e boa performance para se destacar na internet.

Na Webbiz, você mesmo constrói o seu próprio site de forma rápida, prática e pagando pouco. Com planos a partir de R$ 16,44 ao mês, você conta com SSL inclusa e várias outras funcionalidades que vão garantir o desempenho do seu negócio no ambiente digital. Clique aqui e conheça nosso site.


;