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3 formas para manter sua empresa durante a crise COVID-19
Data de publicação: 18/09/2020
Com seis meses de distanciamento social, o novo coronavírus vem causando um embate nas atividades das empresas no mundo todo, em especial no Brasil. A proibição da circulação de pessoas em locais públicos afetou e ainda afeta a procura por diversos tipos de serviços e produtos.
Em relação à economia, as empresas mais foram afetadas foram as de pequeno porte, que já enfrentam desafios para garantir um espaço considerável no mercado em tempos normais. Devido ao isolamento social, a única alternativa possível era o fechamento das portas de suas lojas físicas e a permanência em casa para evitar a propagação do vírus.
Embora atualmente a tendência seja uma flexibilização cada vez maior na quarentena, e ainda que os lojistas possam ter retornado às suas atividades (tomando todas as precauções necessárias), o fluxo de vendas ainda está longe do que se era comum.
Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a enfrentar esse ano tão atípico e conturbado, com mais tranquilidade. Confira:
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Inove e aposte no delivery
Não importa o tipo ou tamanho do seu empreendimento, inovar deve fazer parte do seu vocabulário. Principalmente em momentos como a crise da COVID-19, é através da inovação que você conseguirá se manter de pé.
A necessidade da inovação não vem somente quando se precisa incorporar algo novo para seu negócio, ela pode servir quando se necessita descobrir novas maneiras para lidar com uma situação-problema e dessa forma, garantir uma solução mais rápida e menos agressiva aos fundos financeiros da empresa.
Para inovar no distanciamento social, aposte em técnicas que vão levar o seu negócio até o cliente. Uma das principais alternativas para isso é a internet. Se você ainda não tem seu próprio site, página em redes sociais ou outra plataforma online, cuidado: você já está atrasado!
Mas calma... ainda é tempo de corrigir esse descuido. Estar presente no ambiente digital é imprescindível, ainda mais durante épocas de distanciamento social.
Outra alternativa interessante, que já faz parte do dia a dia dos consumidores, é o delivery. Aposte na entrega em domicílio de produtos ou serviços para manter o vínculo com seus clientes. Desta forma, eles podem continuar aproveitando o que você tem a oferecer, no conforto (e segurança!) de suas casas, e seu negócio pode se manter em pleno funcionamento.
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Seja transparente com seus funcionários e se comunique com seus clientes
Até mesmo em tempos normais, buscar apoio daqueles que ajudam o seu negócio prosperar é fundamental. Durante a crise da COVID-19, é importante que todos saibam das estratégias e mudanças que você busca traçar para a sua empresa, sejam elas de mudança de horário, atendimento e até mesmo as medidas de segurança adotadas para a prevenção do vírus (seja de forma presencial ou não). Esteja sempre disposto a ouvir sua equipe de colaboradores e a entender cada caso, aceite sugestões e tente inserir o máximo que conseguir do que pode ajudar a todos.
A relação com os clientes também deve ser a mais próxima possível. Invista em comunicação e esteja presente onde seu público está. Mantenha o hábito de publicar novidade e informações relevantes em suas redes sociais, organize sua lista de contatos de clientes e direcione conteúdos relevantes às pessoas que podem se interessar pela sua marca.
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Aposte em um site
Um site personalizado pode ser uma excelente ferramenta para apresentar sua empresa na internet. Isso porque organiza as principais informações sobre sua marca, seus produtos e serviços, facilitando a navegação do público que se interessa por aquilo que você oferece.
Se negócio já tem um site ativo na web, este é o momento de deixa-lo ainda mais atraente. Considere acrescentar as funções de uma loja virtual ou ambiente EAD para oferecer produtos, serviços ou material informativo a seus clientes através da internet. Não se esqueça de vincular suas páginas em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas ao seu portal, para ampliar as possibilidades de contato com sua marca.
E se você acha que ter um site é difícil ou caro, temos uma dica bônus! Através de um construtor de sites, você mesmo pode construir seu portal personalizado de um jeito fácil e econômico. Clique aqui para conhecer alguns construtores e suas opções de serviços para descobrir qual o melhor.
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