Não consegue encontrar o seu blog no Google? Saiba o por quê

Data de publicação: 04/03/2022

Uma das estratégias mais efetivas do Marketing Digital é ter um blog para a sua empresa. Ele carrega informações que podem ser o diferencial na hora da decisão de compra de seus clientes.

Mas e quando o seu blog não aparece nas pesquisas de um dos buscadores mais importantes do mundo? Essa é uma dúvida frequente para quem está iniciando um blog e está atrás de mais destaque.

Calma, embora pareça desesperador, não é um motivo para pânico! Este é um trabalho de médio a longo prazo a precisa ser planejado com muito cuidado. O Google está sempre atento a tudo que é publicado na internet e usa de muitos artefatos para mostrar ou não um resultado de busca.

Se você – ainda assim – estiver investindo em sua estratégia de marketing de conteúdo e não consegue encontrar outros motivos para não ser listado no Google, vamos te ajudar a entender o que pode estar atrapalhando o seu rankeamento.

Navegador desatualizado

Quando você está acessando sites por um navegador desatualizado, a sua performance pode sofrer as consequências. A sua página pode não conseguir ler novas publicações e, com o cachê desatualizado, não ser encontrado pelo Google. Para solucionar este problema, é só atualizar a página.

Rascunho

Pode parecer um absurdo, mas acontece – e muito! O seu conteúdo pode estar muito bem produzido, mas simplesmente, você esqueceu de publicá-lo. Esquecer o conteúdo em rascunho acontece várias vezes e por isso vale a pena ser citado, afinal, acaba sendo uma consequência pertinente.

“Novo por aqui”

O “tempo de vida” de um blog também implica no rankeamento do blog. São diversas estratégias que podem ser trabalhadas para melhorar a visualização de uma página no Google e, como dito anteriormente, elas demandam tempo – e esforço – para apresentarem resultados satisfatórios.

São muitos concorrentes e a relevância dentro do segmento é importante para um bom desenvolvimento. Quanto mais o público conhecer e confiar no seu conteúdo, mais chance você tem de ser indicado nas primeiras posições.

Qualidade

Publicar por publicar não vai te levar a lugar algum. A qualidade do seu conteúdo é um ponto fundamental para um bom posicionamento no Google. Tenha em mente que todas as estratégias são importantes e possuem um impacto positivo, mas nenhuma vai valer a pena se o texto não for bom.

Direitos autorais

A internet é recheada de conteúdo e a originalidade de cada um deles é um diferencial.

Como já falamos acima, o Google usa de vários artefatos para avaliar o rankeamento de um site e, se ele identificar alguma violação de direitos autorais, o seu blog pode sofrer as consequências.

É óbvio, são muitos conteúdos vistos por aí, então você pode referenciar, citar ou até compartilhar links assinados por outros autores, mas o seu material precisa conter o máximo de originalidade que você conseguir.

Experiência de navegação

A experiência do usuário ao navegar pelo seu blog faz toda a diferença no rankeamento. Cada detalhe conta. Você não quer visitar um site que seja lento ou muito pesado a ponto de demorar uma eternidade para carregar imagens, textos ou vídeos, certo? Pois é, o Google também não quer indicar sites assim.

E isso também é visto para as demais versões do site, como para mobile, por exemplo. Cada segundo de atraso no carregamento das informações implica num motivo a mais para o site não estar nas primeiras posições.

Escolha sempre um servidor de qualidade e boa reputação para uma navegação satisfatória.

Palavras-chave

Elas ajudam a rankear o seu site, mas também podem ser o motivo de dor de cabeça. Não adianta o seu conteúdo ter qualidade, mas não conter os termos realmente relevantes que vão atrair o visitante até ele.

Tente pesquisar quais são os termos mais buscados por aqueles que buscam serviços e produtos semelhantes aos que você oferece. Existe uma variedade de possibilidades para quem busca o mesmo tipo de produto, então tente escolher aquelas que fazem mais diferença.

Spam

Você já ouviu falar sobre ele, certo? Pois é, eles também prejudicam o seu rankeamento.

Mesmo que contenham títulos bem feitos, o Google consegue identificar textos com spam e automaticamente diminuem sua divulgação.

Além disso, aumenta a sua bouce rate, já que o usuário pode até acessar a sua página, mas ao perceber que nada lhe interessa no conteúdo publicado, sai rapidamente do seu site. E isso indica para o algoritmo do Google que não adianta o seu blog estar presente nele, as pessoas nunca vão se interessar pelo que está escrito ali.

Lembre-se, estar presente nas primeiras posições do Google requer um trabalho constante a longo prazo!


;