Como ganhar mais dinheiro produzindo cursos à distância

Data de publicação: 30/04/2021

Com tudo que vem acontecendo, a internet mostrou ser uma porta de entrada para muitos novos negócios que tendem a crescer e se fortalecer neste mercado.

Um dos segmentos que ganhou destaque e tende a crescer é o ensino à distância (EAD) e, em meio ao cenário atual, é boa uma oportunidade para adquirir conhecimento em relação a qualquer assunto.

Na internet, existem alguns formatos de cursos: youtubers que ensinam dicas para quem deseja crescer na plataforma, artesãos que ensinam práticas manuais, técnicas de culinária, astrólogos falando sobre estudo milenar, dicas de como passar em concursos públicos, entre outros.

De fato, não há restrições quando se deseja ensinar usando a internet! Mas é importante que se entenda qual o assunto você deseja compartilhar e desenhar isso em formato de curso. Confira um pouco mais sobre esse tema:

Vantagens de cursos a distância

Os cursos à distância são uma excelente opção para quem deseja algo mais flexível e de baixo custo, já que eles são ainda mais em conta do que cursos presenciais. Além disso, não há a restrição de localização para a escolha tanto do curso quanto da instituição, pois todos necessitam apenas de um dispositivo conectado à internet.

Com o aumento de desemprego recorrente no país, as pessoas buscam o EAD como forma de se manter evoluindo profissionalmente.

Produzir cursos online também apresenta menos gastos se comparado ao presencial e, consequentemente, o retorno acaba sendo mais rápido e certeiro.

  • Como produzir um bom conteúdo?

Para atrair novos alunos, um conteúdo de qualidade é essencial. Um conteúdo que se destaca dos demais precisa entregar uma proposta de valor. Por isso, pense que o seu aluno precisa aprender algo com você que ele não aprenderia com nenhuma outra pessoa, ou até mesmo lendo algo sozinho na internet.

Tenha em mente que, ao criar um curso online, você precisa se preocupar em: criar conteúdo relevante, criar material personalizado, dominar aquilo que você se dispõe a ensinar, sempre citar referências e sugerir materiais complementares.

Busque demonstrar autoridade no assunto e mostre que você é “o cara” quando se trata de ensinar aquilo que você está se propondo. Cuide do cenário, certifique-se da qualidade do material, da imagem e do áudio para sua aula.

  • Como vou vender meu curso?

A forma como você deseja vender o seu curso na internet impacta diretamente no seu sucesso. Para isso, você pode se utilizar de duas opções:

Plano de assinaturas: Você pode escolher entre ser uma assinatura mensal, bimestral, semestral ou em qualquer outra frequência em que couber o seu método. Esta forma é bastante positiva porque te garante certa previsibilidade de receita para o próximo mês, a partir dos contratos que você tem com seus alunos.

Esteja atento: se você optar por este plano, você precisa produzir conteúdo com frequência e alimentar seus alunos com vários materiais.

Módulos ou pacotes: Este é um método no qual o aluno compra o curso e se encerra o vínculo com o produtor. Ou seja, a venda é única. É mais indicado para cursos onde o objetivo é uma única prova.

Este método não oferece previsibilidade de receita, então os esforços de marketing precisam ser incisivos para atrair cada vez mais alunos. Inovação é a palavra-chave, já que o aluno que comprou o seu material não tem motivos para comprá-lo novamente, sendo necessário trabalhar para sempre estar produzindo coisas novas.

  • Faça uma divulgação consistente

O investimento em marketing é extremamente importante. Imagine com quantos cursos você não concorre todo mês e o que você precisa fazer para chamar a atenção de futuros alunos?

Faça um estudo bem apurado sobre onde deseja investir e se esforce para captar alunos que você sabe que vão se beneficiar com o conhecimento que você está disposto a transmitir.

Caso opte por divulgar em uma rede social, entenda qual público está presente em cada uma delas, qual a melhor linguagem para você se comunicar com eles. Uma boa dica é buscar parcerias para te auxiliar na divulgação do seu negócio.

  • Escolha uma plataforma completa

Uma das escolhas mais importantes para o sucesso é escolher uma plataforma que supra suas necessidades e te coloque no mercado. Ela precisa oferecer funcionalidades que facilitem a captação de clientes e a hospedagem do seu conteúdo.

Além de hospedar seu conteúdo em um ambiente seguro, que permita a venda de seu curso da forma correta, ela precisa ser personalizável com a sua marca para que isso fortaleça sua identidade visual.

É por isso que você precisa conhecer a Webbiz. Uma plataforma de criação de sites completa que, além de permitir a criação de um site personalizado com a cara do seu negócio, ainda te ajuda a se posicionar no mercado com qualidade e que te leva ao sucesso!

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