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Como escrever artigos para blog e ser referência na internet?
Data de publicação: 23/07/2021
Trabalhar com criatividade não é fácil, principalmente na hora de escrever um conteúdo interessante para cativar seus clientes, no seu blog. Hoje, vamos te ajudar a escrever conteúdos que vão atrair mais leitores e tornar o seu site uma referência no assunto que você deseja se destacar.
Por que se preparar para escrever blog?
A internet e as mídias sociais estão em alta e, hoje em dia, são a principal fonte de pesquisa e decisão de compra de muitos. Com tantas fontes de informação online, captar a atenção de um usuário através do texto é um diferencial que te coloca a frente de qualquer concorrente.
Escrevendo artigos para sites e blogs
Antes de começar, temos ele: o bom e velho planejamento! Tenha sempre ideia do que você está fazendo e não saia digitando tudo de forma automática. Siga um roteiro!
O primeiro passo para um texto de sucesso é: tenha em mente a estrutura e quais tópicos você quer abordar. Depois disso, busque conteúdos para fomentar estes tópicos.
Quais as estruturas de um bom texto?
- Título
Este é um fator decisivo, pois pode ditar o sucesso – ou fracasso – do seu texto. É através dele que as pessoas vão decidir se querem ou não ler o que você escreveu. Então, preste atenção e tenha cuidado na escolha do seu título.
Algumas dicas para acertar na sua escolha são:
- Cuidado com o tamanho do título: escreva o mais simples e direto possível;
- Mostre no que o seu texto pode ser útil;
- Aguce a curiosidade de quem vai ler: crie um título chamativo e intrigante;
- Perguntas podem ser uma boa escolha para que as pessoas busquem as respostas em seu texto.
- Introdução
Se você conseguiu escrever um título bacana, agora precisa manter o interesse dos seus leitores e garantir que seu conteúdo seja consumido. Mantenha seu texto atrativo com essas estratégias:
- Utilize frases e parágrafos curtos;
- Conte uma história com a qual o leitor possa se identificar;
- Cite fontes confiáveis;
- Dados estatísticos trazem mais credibilidade;
- Faça perguntas que sejam respondidas no decorrer do texto.
- Tópicos
Tenha em mente que a sua leitura precisa ser convidativa, e não cansativa. A internet é conhecida por ser uma mídia de rápido consumo e, normalmente, as pessoas fazem várias coisas enquanto leem o seu conteúdo. Por isso, elas precisam otimizar o seu tempo, preferindo um texto mais fluido, que transmita informação de forma mais fácil e rápida.
Pense em parágrafos mais curtos e subtítulos para organizar. Utilize também listas em tópicos, imagens, tabelas e gráficos, formatações diferentes para destacar algumas informações, etc. Tudo isso vai fazer seu texto, tornando-o mais interessante ao ser lido.
- Conclusão
Os últimos parágrafos do seu texto precisam recapitular seu conteúdo e deixar todas as suas ideias organizadas. Procure relembrar brevemente o que foi dito no decorrer do artigo, reforce seus objetivos e se possível, dê sugestões.
Se o seu objetivo é levar o leitor à alguma atitude, utilize um CTA (Call-to-Action) e o convide à esta ação.
Tamanho ideal do texto
Como já falamos aqui, as pessoas buscam praticidade e agilidade na internet. Por isso, um texto muito longo pode cansar e desestimular a leitura. Mas cuidado! Textos curtos não são capazes de passar as informações necessárias. Então, o tamanho ideal do seu texto pode variar.
Tudo vai depender do assunto e seu objetivo. Se for algo mais informativo, por exemplo, o tamanho pode ser maior e o número de palavras pode ser flexível – geralmente, são usadas de 600 a 800 palavras como parâmetro.
Caso seu texto fique muito longo, vale usar a criatividade para dividi-lo em sessões e deixá-lo mais dinâmico.
Linguagem ideal
O seu artigo precisa ser o mais objetivo possível. Evite redundâncias e seja direto! Revise seu texto e, sem medo, apague aquilo que não é tão necessário. Use palavras simples para que todos compreendam o conteúdo abordado.
Entenda o seu público-alvo e a partir dele, trace estratégias que vão te auxiliar na linguagem e na forma de produzir o seu texto.
Assuntos
Para a escolher da forma correta os assuntos a serem abordados você precisa conhecer bem o seu público.
Procure postagens similares ao seu serviço e se inspire naquilo que pode servir para o seu público, segundo o seu objetivo. Pesquise também palavras que são mais procuradas em sites de busca e estão relacionadas ao seu serviço: isso também pode ajudar no ranqueamento do seu site.
Outras dicas importantes para acertar no texto
- Sempre revise seu texto para corrigir erros de português;
- As referências precisam vir de fontes confiáveis para reforçar e dar mais credibilidade a tudo aquilo que você está dizendo;
- Esteja sempre antenado e consuma vários tipos de conteúdo, você vai escrever bem se tiver o hábito de ler e buscar informações novas a todo momento;
- A prática é AMIGA da perfeição: quanto mais você treinar a escrita no seu blog, maia vai ganhar habilidade para executar essa tarefa frequentemente.
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Escrever um bom texto vai muito além de digitar palavras. Exige estudo, concentração e muito foco. Ter um site institucional interessante, onde o blog esteja localizado, também pode ajudar a garantir mais acessos de usuários que estejam em busca de soluções como a que seus produtos e serviços oferecem.
Por isso, queremos convidar você a conhecer a Webbiz: uma plataforma de construção de sites, que possui a extensão de blog, para que você vire referência na internet. Com ferramentas especiais que vão garantir o sucesso do seu negócio, você constrói um site do zero e tem total controle de tudo.
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