​0800-202-5500 [email protected]

Como avaliar se meu site tem uma boa performance na internet

Data de publicação: 11/12/2020

Para avaliar uma página na internet existem diversas opções de ferramentas, com as mais variadas finalidades. Porém, quando o assunto é marketing digital, deve-se prestar atenção, principalmente, nas conversões e no tráfego de usuários.

O segredo para o sucesso do seu site é a sua otimização. Isso significa que é possível desenvolver algumas ações específicas para que seu desempenho na web seja cada vez melhor. Confira abaixo algumas dicas de como garantir um portal com bom desempenho online:

  1. SEO

O ponto mais importante para ranquear bem o seu site nas ferramentas de busca, como o Google, é o conjunto de ações e estratégias de SEO (sigla para Search Engine Optmization). Essa ações têm como objetivo principal aumentar o desempenho do seu site para que ele seja encontrado com mais facilidade pelos usuários que fazem buscas pela internet.

Porém, não é tão fácil quanto parece! Imagine a quantidade de sites presentes nos buscadores e o quanto cada um investe para estar nas primeiras posições. Por isso, você deve estar sempre atento nas técnicas SEO e trabalhar constantemente para que o seu portal não caia no esquecimento.

  1. Velocidade

Entenda uma coisa: quanto mais lento for o carregamento do seu site, menos as pessoas vão insistir em conhecer a sua página. E não pense que a velocidade de uma página depende somente da conexão do usuário! Muitas vezes, a lentidão pode estar ligada ao desenvolvimento da sua página, seja com a programação ou com os recursos estéticos presentes no seu site – como uma imagem por exemplo.

Para otimizar a velocidade do seu site, alguns pontos devem receber atenção. São eles: tempo de carregamento, otimização de imagens, compactação de arquivos HTML e JavaScript, compactação de CSS, utilização de CDN para melhorar o tempo de carregamento, entre outras.

  1. Responsividade

Com a quantidade de dispositivos que acessam a internet nos dias de hoje – desktops, tablets, smartphones - é imprescindível que seu site funcione em todos eles de forma compatível e amigável, para que os usuários possam acessar de onde estiverem e retornarem sempre que preciso.

O próprio Google informa que a chance de uma pessoa desistir de um site que não é adaptado para o dispositivo que está acessando é superior a 60%. Sendo assim, os sites precisam estar adequados para acesso através de qualquer meio.

  1. É hora de ser persuasivo!

Para conseguir persuadir o público que visita o seu site, aposte em Landing Pages. Mas não se acomode! Ainda há outras formas de provar que seu site vale a pena. Criar um Call-to-Action (CTA) destacado é fundamental para atingir seu objetivo de marketing: aumentar o trafego e gerar Leads.

Confira algumas dicas essenciais para otimizar a sua página:

  • O título precisa estar aparente e claro;
  • O usuário precisa entender o que você se propõe a fazer de forma rápida;
  • O botão CTA precisa estar chamativo;
  • Trabalhe com o visual e aposte em um layout inovador;
  • Seja claro e objetivo em suas informações.

***

Você viu que é possível ter uma página de sucesso, bem ranqueada e avaliada, mas para isso, ela precisa ter qualidade, reponsividade e conseguir captar os mais diversificados usuários. Para isso, o seu site precisa conter diferenciais que vão colocá-lo a frente dos demais e conquistar até os clientes mais exigentes.

A Webbiz é a plataforma de construção de sites mais completa do mercado para deixar o seu site com a cara do seu negócio, e ainda fazer com que ele seja um sucesso na web! Responsividade, Landing Pages ilimitadas, Loja virtual com produtos ilimitados e Plataforma EAD são somente algumas das várias vantagens que só o cliente Webbiz tem! Acesse nosso site e confira muito mais.


;