3 motivos pelos quais sua fanpage não é suficiente como estratégia digital

Data de publicação: 19/06/2020

Para início de conversa, caso você esteja se perguntando exatamente o que é uma fanpage, vamos te explicar: Página de fãs – literalmente traduzido – é uma página específica criada dentro do Facebook voltada para empresas, marcas, produtos, artistas, trabalhadores autônomos. Qualquer tipo de organização ou pessoa (apresentando ou não fins lucrativos) que tem a intenção de interagir com seus clientes ou fãs.

Elas existem porque, além de ser uma ótima estratégia digital, de acordo com o regulamento do Facebook, não é permitida a criação de um perfil para marcas, além de que existe um limite de 5.000 amigos em cada perfil, o que pode ser muito pouco para algumas empresas

Computador

Apesar de muito útil por facilitar a relação marca/cliente, uma fan page, sozinha, não é suficiente para sustentar toda sua estratégia digital e, a partir de agora, vamos te mostrar o porquê.

  1. Personalização e conteúdo

Em uma fanpage no Facebook, as personalizações são limitadas. Não há nada muito além de uma foto de perfil e uma foto de capa e, por mais que possa haver criatividade nas imagens, os recursos de personalização se encerram aí.

Quando falamos de conteúdo, o assunto é um pouco diferente. Em sua fanpage é permitida a inserção de muitos conteúdos – porém, uma rede social não é a plataforma ideal para este tipo de estratégia. Além de uma linguagem adequada para cada situação, um usuário não visita a sua fanpage em busca de blocos e mais blocos de texto. Principalmente porque os conteúdos em uma rede social precisam ser mais objetivos e acordo com o tipo de público presente ali.

Caso você busque algo mais personalizado e didático para sua empresa, um site é de longe a melhor opção para sua estratégia digital.

Primeiramente, com a liberdade que se tem de deixar o seu ambiente na internet, com as características da sua marca. Afinal, o que chama atenção logo de cara é o layout, a aparência que o seu site apresenta. É importante também lembrar que um padrão visual pode ser criado para que sua marca seja facilmente identificada pelos clientes, não importa onde estejam. Com uma página bem estruturada e uma identidade visual afinada, os usuários vão se sentir bem mais instigados a conhecer mais do que seu negócio tem para oferecer.

Também é possível relacionar o seu site a um blog. Eles permitem a criação de artigos, informativos e conteúdos mais extensos para informação e prospecção de clientes, além de ser uma ótima opção de estratégia para o SEO do endereço de seu site.

FanPage

  1. Prospecção de clientes

Prospectar clientes através de uma fanpage é muito difícil já que a forma de se trabalhar com redes sociais não permite uma divulgação precisa e detalhada do serviço que uma empresa tem para oferecer. Por esse motivo, a conversão de clientes acaba não sendo tão efetiva quanto se a empresa usasse um site e outras plataformas atrelados a sua estratégia, por exemplo.

Ao usar um website, a possibilidade de atração de pessoas interessadas em sua marca, bem como as soluções para seus problemas e claro, o fechamento das vendas são bem mais assertivas. A relação duradoura entre cliente e marca são mais concretas partindo das ferramentas possibilitadas por um portal, o que – neste caso – podem combinar perfeitamente com uma fanpage.

Outra vantagem para a conversão de clientes a partir de um site é a autoridade que ele dá à empresa. Como ele é geralmente visualizado nas páginas de busca do Google, o usuário passa a confiar em seus serviços, que se mostram relevantes em um site de busca.

FanPage

  1. Você não é o verdadeiro dono

Por mais que a fanpage criada seja da sua empresa, você nunca vai ser o dono dela, de fato. Quem manda é a empresa que possui a plataforma – o Facebook, neste caso.

E acredite, você pode um dia acessar sua fanpage e simplesmente ser recebido com uma mensagem de que sua página não possui as condições impostas pelos termos de serviço e, portanto, foi excluída. Isso acontece muito e você não pode fazer nada a respeito.

Ao criar um site e adquirir o seu domínio, ele é seu exclusivamente. É claro que ele ainda precisa estar dentro da lei e funcionar de acordo com o que é exigido, mas você é o único e verdadeiro dono e responsável pelo que acontece com ele.

Negócios

***

A estratégia digital ideal para que seu negócio seja completo e bem preparado no ambiente digital é complementar a sua fanpage com um site personalizado e a utilização de outras plataformas digitais que permitem mais ações nesse meio. Dessa forma, as divulgações e conteúdos podem ser mais precisos fazendo seu negócio alcançar o maior número de pessoas. Que tal conhecer as soluções para construção de presença digital que a Webbiz oferece?


;